Neste domingo (6), 155.912.680 eleitores de 5.569 cidades do Brasil vão às urnas votar no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os brasileiros deverão comparecer às urnas entre 8h e 17h, seguindo o horário de Brasília. A unificação do horário permite que a apuração dos votos comece ao mesmo tempo em todo o país assim que a votação for encerrada.
O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos, desde que tenham o título de eleitor regularizado. Para adolescentes de 16 a 18 anos e pessoas com mais de 70 anos, o voto é facultativo.
O Brasil possui 5.571 cidades, e apenas os eleitores do Distrito Federal e da ilha de Fernando de Noronha (PE) não participarão da votação, pois nessas localidades não há prefeitos nem vereadores.
Caso seja necessário, um segundo turno será realizado em 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. Isso vai acontecer caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos neste domingo. Os dois mais votados se enfrentam no segundo turno.
A Justiça Eleitoral distribuiu 571.024 urnas eletrônicas para o pleito. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quase 464 mil candidaturas foram registradas neste ano: 15.574 para prefeito, 15.818 para vice-prefeito e 432 mil para vereador.
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…