O último trimestre de 2024 tem apresentado um cenário promissor para o mercado de trabalho em Sorocaba e região, impulsionado pelo crescimento nas contratações temporárias. O número de admissões subiu 10% em comparação ao mesmo período de 2023, refletindo a melhora nas expectativas de crescimento econômico para este ano. De acordo com dados da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), esse aumento nas contratações temporárias mostra que o comércio e o setor de serviços estão mais otimistas quanto à expansão de suas atividades, motivados pela estabilidade da inflação e pela redução da taxa Selic.
Apesar de também haver um crescimento de 5% nos desligamentos, a previsão no saldo das contratações se manteve positiva ao longo dos últimos meses. Baseado nos resultados de 2023 e nas tendências econômicas atuais, em outubro de 2024 foram registradas 11.428 admissões e 10.394 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.034 postos de trabalho até o momento. Já para novembro, espera-se que o número de admissões ultrapasse a marca de 19 mil, mantendo um saldo positivo de aproximadamente 3.300 novas vagas, o que indica a contínua confiança dos empresários no aquecimento do mercado consumidor para o final do ano.
As projeções de crescimento para as admissões temporárias em dezembro de 2024 também são animadoras, com uma estimativa de 11.264 contratações. A expectativa é que o saldo positivo se mantenha em torno de 900 novos postos, apesar do leve aumento nos desligamentos. Com a manutenção de um cenário econômico favorável, a demanda por empregos temporários deve continuar aquecida, beneficiando principalmente os setores de comércio e serviços, que historicamente aumentam as contratações para atender ao crescimento sazonal do consumo.
De acordo com o economista da ACSO, Roque Camargo, esse desempenho positivo das admissões temporárias reflete um ambiente de negócios “mais dinâmico” e preparado para atender às demandas do mercado consumidor no período de festas e promoções de fim de ano. “Além disso, a estabilidade das taxas de inflação e a redução nos juros têm permitido um planejamento mais assertivo por parte das empresas, que agora investem com mais segurança em reforços temporários para seus quadros de funcionários”.
Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, o mercado de trabalho temporário em Sorocaba e região tem demonstrado uma “resiliência impressionante”, mesmo em tempos de incertezas econômicas. “Essa tendência positiva nas admissões temporárias evidencia a força do nosso comércio e a confiança dos empresários locais no crescimento sustentável da economia”.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…