Destaque

Um dos maiores publicitários de todos os tempos morre aos 73 anos

O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio, havia cinco meses, onde tratava complicações pulmonares e morreu devido à falência múltipla dos órgãos. Olivetto foi um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas como o “Garoto Bombril”, os “casais Unibanco” e o “primeiro sutiã Valisère”.

Em nota, o hospital onde ele estava internado escreveu: “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”

Washington Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes (Redes Sociais)

Em seu site, Olivetto é descrito como “não apenas um ícone da publicidade em todo o mundo, mas uma figura popular do Brasil. Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”. Ele conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial, e é o único latino-americano a ganhar um Clio, em 2001, tido como o “Oscar da publicidade internacional”.

Ele também foi nomeado como um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino Americana e pelo site de notícias Monitor Mercantil.

Olivetto também era ativo nas redes sociais, onde compartilhava recomendações de artistas, exibições e pratos e restaurantes. Na última publicação, feita na terça-feira (8), indicou um “fideuá de frutos do mar”, um de seus pratos favoritos, que degustou em um restaurante em São Paulo.

Com a W/Brasil, sua agência, Washington Olivetto marcou época com algumas das principais campanhas publicitárias. Em 2001, a empresa recebeu o “Grand Clio” em uma campanha da revista Época.

Olivetto também era um apaixonado pelo futebol e corintiano roxo (Agência Estado)

Entre as peças mais conhecidas, é responsável pelos “casais Unibanco”, o “primeiro sutiã Valisère”, a campanha “Hitler”, do jornal Folha de S.Paulo, os “gordinhos do DDD” e o “Garoto Bombril”, interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno. 

O reconhecimento também veio por meio de duas músicas de Jorge Ben Jor, Alô, Alô, W / Brasil e Engenho de Dentro. 

Olivetto também não escondia a paixão pelo seu time do coração, o Corinthians, amor herdado de seu tio Armando. O publicitário se tornou vice-presidente de marketing do clube paulista e um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana. Em 2013, foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no desfile do carnaval de São Paulo, cujo tema foi a história da publicidade brasileira. (Com informações do portal terra.com.br)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré

Cerca de 2 milhões de pessoas se reuniram, neste domingo (13), em Belém, para prestigiar…

10 horas atrás

‘Olhe Mais de Perto’ chama a atenção para o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Cerca de 85% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por…

10 horas atrás

OAB de Sorocaba reforça pedido ao TRT para instalação da 5ª Vara na cidade

Denúncias encaminhadas à OAB Sorocaba revelam que o prazo para que uma ação trabalhista comece…

10 horas atrás

Quinto voo da Raízes do Cedro decola do Líbano com 220 repatriados

Mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou Beirute, capital do Líbano, neste domingo…

11 horas atrás

SOS recebe 23 pessoas em situação de rua atendidas pelo ‘Humanização’

Pelo menos 23 pessoas que estavam em situação de rua na sexta-feira (11) à noite…

12 horas atrás

Problemas com falta de luz em São Paulo ainda afetam cerca de 900 mil pessoas

No segundo dia após forte temporal, cerca de 900 mil clientes continuam sem luz ou…

12 horas atrás