Destaque

Um dos maiores publicitários de todos os tempos morre aos 73 anos

O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio, havia cinco meses, onde tratava complicações pulmonares e morreu devido à falência múltipla dos órgãos. Olivetto foi um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas como o “Garoto Bombril”, os “casais Unibanco” e o “primeiro sutiã Valisère”.

Em nota, o hospital onde ele estava internado escreveu: “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”

Washington Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes (Redes Sociais)

Em seu site, Olivetto é descrito como “não apenas um ícone da publicidade em todo o mundo, mas uma figura popular do Brasil. Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”. Ele conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial, e é o único latino-americano a ganhar um Clio, em 2001, tido como o “Oscar da publicidade internacional”.

Ele também foi nomeado como um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino Americana e pelo site de notícias Monitor Mercantil.

Olivetto também era ativo nas redes sociais, onde compartilhava recomendações de artistas, exibições e pratos e restaurantes. Na última publicação, feita na terça-feira (8), indicou um “fideuá de frutos do mar”, um de seus pratos favoritos, que degustou em um restaurante em São Paulo.

Com a W/Brasil, sua agência, Washington Olivetto marcou época com algumas das principais campanhas publicitárias. Em 2001, a empresa recebeu o “Grand Clio” em uma campanha da revista Época.

Olivetto também era um apaixonado pelo futebol e corintiano roxo (Agência Estado)

Entre as peças mais conhecidas, é responsável pelos “casais Unibanco”, o “primeiro sutiã Valisère”, a campanha “Hitler”, do jornal Folha de S.Paulo, os “gordinhos do DDD” e o “Garoto Bombril”, interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno. 

O reconhecimento também veio por meio de duas músicas de Jorge Ben Jor, Alô, Alô, W / Brasil e Engenho de Dentro. 

Olivetto também não escondia a paixão pelo seu time do coração, o Corinthians, amor herdado de seu tio Armando. O publicitário se tornou vice-presidente de marketing do clube paulista e um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana. Em 2013, foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no desfile do carnaval de São Paulo, cujo tema foi a história da publicidade brasileira. (Com informações do portal terra.com.br)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

14 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

15 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

16 horas atrás

Tragédia em Gramado: Avião cai e deixa 9 mortos, incluindo uma criança

Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…

18 horas atrás

Forte chuva causa alagamentos e deixa carros submersos em Parque Aquático de Olímpia

Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…

18 horas atrás

Preços de itens da ceia de Natal variam até 164% em Sorocaba, aponta pesquisa do Procon-SP

Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…

19 horas atrás