Notícias

Conta de luz fica 3,03% mais cara a partir de hoje

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual da CPFL Piratininga, que atende Sorocaba e região, com um aumento médio de 3,03% nas tarifas de energia. A nova tarifa passa a valer a partir de hoje (23), afetando cerca de 1,94 milhão de unidades consumidoras atendidas pela distribuidora. O reajuste foi aprovado na tarde de ontem (22).

O reajuste será dividido entre os diferentes grupos de consumidores. Para as empresas de alta tensão, que incluem grandes indústrias, o aumento será de 2,88%. Já para os consumidores de baixa tensão, como residências, estabelecimentos comerciais e iluminação pública, o reajuste será de 3,10%.

Este aumento sucede a uma queda registrada no ano anterior. Em 2023, a Aneel havia autorizado uma redução média de 4,37% nas tarifas da CPFL Piratininga, com quedas mais acentuadas para consumidores de alta tensão (-11,47%) e uma leve redução para baixa tensão (-0,19%).

O principal fator para o reajuste deste ano, segundo a Aneel, foi o aumento dos custos de aquisição de energia, os encargos de distribuição e componentes financeiros. Além disso, a bandeira tarifária vermelha patamar 2, que já está em vigor, também impacta diretamente o valor das contas de luz. Com essa bandeira, os consumidores pagam um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos, como forma de cobrir os custos de geração em períodos de escassez hídrica.

Sorocaba
Com o reajuste, a CPFL Piratininga, sediada em Sorocaba, mantém um faturamento anual estimado em R$ 6,33 bilhões, conforme os dados divulgados pela Aneel.

O novo aumento gerou preocupação entre consumidores e representantes de setores industriais da região, que já enfrentam altos custos operacionais. O impacto desse reajuste sobre os consumidores será mais sentido com a permanência das bandeiras tarifárias elevadas, pressionando ainda mais o orçamento das famílias e das empresas locais.

Esse ajuste anual faz parte do processo regulatório de revisão de tarifas, estabelecido pela Aneel, que leva em conta os custos das distribuidoras e outros fatores econômicos.

Informações Jornal Cruzeiro do Sul

Caio César
Compartilhar
Tags: economia

Notícias recentes

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

9 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

9 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

11 horas atrás

Tragédia em Gramado: Avião cai e deixa 9 mortos, incluindo uma criança

Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…

13 horas atrás

Forte chuva causa alagamentos e deixa carros submersos em Parque Aquático de Olímpia

Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…

13 horas atrás

Preços de itens da ceia de Natal variam até 164% em Sorocaba, aponta pesquisa do Procon-SP

Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…

14 horas atrás