Destaque

CCJ da Câmara analisa projeto sobre anistia para investigados pelo 8 de janeiro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira (29) o projeto de lei (PL) que sugere anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

O texto foi pautado pela presidente do colegiado, Caroline de Toni (PL-SC), que considera o projeto uma resposta a um “anseio nacional”.

Chegou a hora de avançarmos nessa discussão, trazendo alívio àqueles que foram injustamente processados, sem o devido respeito aos princípios legais, como a presunção de inocência, o contraditório, a ampla defesa e o direito ao duplo grau de jurisdição”, afirmou na última sexta-feira (25).

O texto é considerado prioritário para parlamentares da oposição, mas a base aliada do governo tenta barrar o avanço da proposta. Se aprovada na CCJ, a proposta seguirá para o plenário da Câmara. A movimentação, no entanto, depende do despacho do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O projeto prevê anistia a todos que participaram de atos com motivação política ou eleitoral entre 8 de janeiro de 2023 e a data de vigência da futura lei. Valerá para quem apoiou os atos com doações, apoio logístico, prestação de serviços ou publicações em mídias sociais.

Se sancionada, a norma garantirá aos envolvidos o cancelamento de multas aplicadas pela Justiça, a manutenção de direitos políticos e a revogação de medidas que limitem publicações em redes sociais. O projeto tem relatoria do deputado Rodrigo Valadares (União-SE).

Sucessão na Câmara

O texto tem sido usado como “moeda de troca” por integrantes da oposição em relação às eleições para o comando da Câmara no próximo ano. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, já anunciou que a sigla só apoiará o candidato que garantir o avanço do projeto.

A intenção de Valdemar era debater a proposta com Lira. A sigla quer incluir no projeto o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030. Deputados aguardam um posicionamento do presidente da Câmara sobre o texto.

Nessa terça-feira (28), a presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) afirmou que o projeto também deve ser uma das pautas do partido na discussão sobre a presidência da Câmara.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Fies: instituições de ensino têm até hoje para confirmar participação

As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar a participação…

17 minutos atrás

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta é…

1 hora atrás

Plano diretor do Programa LÍDER será apresentado em Sorocaba nesta segunda (7)

Nesta segunda-feira, 7 de abril, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediará um evento decisivo…

3 horas atrás

Desempenho de Sorocaba nas exportações se mantém positivo e cresce 21,6% no primeiro trimestre

Sorocaba vem apresentando consecutivos indicadores positivos também referentes à balança comercial.  De janeiro a março…

18 horas atrás

Centro Paula Souza divulga calendário do Vestibular das Fatecs

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) oferecem 20.020 vagas destinadas aos…

20 horas atrás

País tem resultado pior de alfabetização em prova federal

O Ministério da Educação divulgou nessa quinta-feira (3) dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para o…

21 horas atrás