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Leilão da Rota Sorocabana será disputado por gigantes do setor e gestora de investimento

O Governo de São Paulo recebeu quatro propostas para o leilão da Rota Sorocabana, que abrange rodovias como Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270). O certame, marcado para esta quarta-feira (30), será disputado por CCR, EcoRodovias, EPR e Pátria Investimentos, segundo a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos).

A informação é da SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos), do Governo de São Paulo.

A disputa marca, mais uma vez, a presença de uma gestora de recursos (nesta ocasião, o Pátria Investimentos) entre os proponentes, cenário que tem se tornado cada vez mais comum. Em agosto deste ano, a chamada Rodovia da Morte (BR-381) foi arrematada pela administradora curitibana 4UM, que desbancou a outra única concorrente, a gestora Opportunity.

Por meio do consórcio Infraestrutura Brasil Holding XXI, o Grupo Pátria levou, no ano passado, 473 km de rodovias no Paraná, ao oferecer um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado. A outra única concorrente, a Infraestrutura PR, do Grupo Equipav, apresentou um desconto de 8,30%.

O leilão também contará com empresas consolidadas no setor. É o caso da CCR, que tem feito uma participação mais tímida nas cerimônias recentes que concederam rodovias federais.

No último certame, que leiloou a chamada Rota dos Cristais (entre Belo Horizonte a Cristalina, em Goiás) à iniciativa privada, a concessionária ofertou um desconto de 1,75% sobre a tarifa básica de pedágio, o menor valor entre as participantes. Na ocasião, saiu vencedor o grupo francês Vinci, que propôs um corte de 14,32%.

Em abril deste ano, na relicitação da BR-040, a CCR ofertou um corte de 1% na tarifa básica de pedágio e foi superada pela EPR (parceria entre Equipav e Perfin), cujo desconto oferecido foi de 11,21%.

Atualmente, a concessionária já detém parte das estradas que serão leiloadas por meio do projeto. Esses contratos estão perto do fim e, por isso, serão ofertados novamente ao mercado.

As estradas da carteira da CCR ViaOeste estão divididas em duas concessões: a Rota Sorocabana e a Nova Raposo. Quando o atual contrato de concessão acabar, a ViaOeste deixará de existir.

Com volume de investimentos de R$ 8,8 bilhões e extensão de 460 km, a Rota Sorocabana faz parte dos 1.800 km de rodovias qualificadas no PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo). O lote inclui trechos rurais operados atualmente pela CCR ViaOeste e outras estradas sob gestão do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo).

A concessão abrange 12 rodovias, entre elas a Castelo Branco (SP-280), a Santos Dumont (SP-075), a Raposo Tavares (SP-270) e a Dr. Celso Charuri (SPI-091/270).

Caio César
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Tags: sorocaba

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