O feriado de Finados, comemorado neste sábado (2), traz mudanças no funcionamento do trânsito e transporte público de Sorocaba. As alterações ocorrem, sobretudo, nas redondezas dos cemitérios da cidade. A expectativa é que, ao todo, cerca de 45 mil pessoas se desloquem e visitem esses locais ao longo do dia.
Conforme a Secretaria de Mobilidade (Semob), as interdições de vias, próximo aos cemitérios Santo Antônio (Wanel Ville) e Consolação (Vila Haro), tiveram início ao meio-dia desta sexta-feira (1). Já nas adjacencias dos cemitérios da Saudade (Vila Carvalho) e Memorial Park (Júlio de Mesquita Filho), o bloqueio das pistas será a partir das 6h de amanhã (2). A previsão é que o trânsito seja normalizado às 18h.
No Cemitério Pax (Árvore Grande) e o de Aparecidinha, agentes de trânsito da Semob farão o monitoramento. Se necessário, diante de aumento da demanda de visitantes, não está descartada intervenção no fluxo de veículos nos arredores.
Quem usa o transporte público para o deslocamento terá, a partir das 7h deste sábado (2), ônibus extras e linhas especiais à disposição. Para o cemitério da Consolação, um ônibus identificado com o mesmo nome parte do Terminal São Paulo com várias saídas ao longo do dia.
Para o cemitério Santo Antônio haverá ampliação na oferta da linha BRT A261 – Wanel Ville II – III, com partida inicial no terminal BRT Ipiranga. Excepcionalmente nesse dia, a linha funcionará com intervalos de 15 minutos, das 8h às 17h.
Se a demanda superar o previsto, o setor de Fiscalização da Urbes – Trânsito e Transportes pode alterar o esquema preparado e divulgado à imprensa.
No Cemitério Santo Antônio, as restrições ao tráfego de veículos ocorrem na Rua Luiz Gabriotti, entre a Av. Pedro Bifano até a Rua José Antunes; na Rua José Antunes com a Rua Jossei Toda e na Rua Catarina Carrasco Aguilar com a Rua Neyde de Barros Lungwitz.
Por sua vez, as medidas restritivas nos arredores do Cemitério da Consolação contemplam: interdições da Rua Alcindo Guanabara, entre as ruas José do Patrocínio e Rangel Pestana; cruzamento da Rua Alcindo Guanabara com a Viela da Consolação; da Rua Alcindo Guanabara com acesso à Rua Estácio de Sá e interdição da Praça do Viajante, com reserva de vagas para as pessoas com mobilidade reduzida.
No Cemitério da Saudade, haverá a interdição da Praça Pedro de Toledo, no sentido Centro/Bairro, entre a Rua Comendador Hermelino Matarazzo e a Rua Comendador Oeterer. O retorno existente no local estará fechado.
Em frente ao Cemitério Memorial Park, será feito o fechamento da Rua Comendador Vicente do Amaral. O trecho entre a rua Artidoro Mascarenhas e o acesso à Rua Nilva Zilá Silvati Viana terá sentido único, Centro/Bairro, ao passo que entre a Rua Comendador Vicente do Amaral e o acesso à Rua Nilva Zilá Silvati Viana, terá acesso restrito no sentido Bairro/Centro.
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…