Jornalismo

Bolsonaro faz novo pedido para impedir Moraes de ser relator de ações sobre suposto golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um novo pedido para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria de ações que investigam um suposto plano de golpe de Estado após as eleições de 2022. Em fevereiro deste ano, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, rejeitou um pedido do ex-presidente para afastar Moraes das relatorias das investigações sobre os atos do 8 de Janeiro.

Segundo os advogados, há inconstitucionalidade, ilegalidade e arbitrariedade ao permitir que o ministro Alexandre de Moraes continue a atuar como relator no caso, uma vez que ele tem “um claro e evidente interesse pessoal no desfecho do processo”, já que seria uma das vítimas.

“O próprio ministro, em diversas manifestações nos aludidos autos, reconhece expressamente que teria sido alvo de um ‘plano’ cujas finalidades incluiriam até mesmo a sua morte, o que o coloca em uma posição de suposta vítima direta dos fatos em apuração em Petições sob a relatoria dele. É evidente que um julgador que se considera vítima jamais julgaria seus supostos algozes com a seriedade, isenção, ponderação e imparcialidade que se exigem de um magistrado para exercer a jurisdição”, dizem os advogados.

Para a defesa, permitir que Moraes continue a atuar como relator do feito “é flagrante ofensa ao sistema acusatório e ao devido processo legal”.

“Comprometendo a credibilidade e a legitimidade de qualquer julgamento e, consequentemente, enxovalhando qualquer mínimo sentimento de Justiça, ainda mais em julgamento na mais alta Corte Constitucional do país”, afirmou a defesa.

Na próxima sexta-feira (6), os ministros da Corte vão analisar, em plenário virtual, um recurso contra decisão do ministro Luís Roberto Barroso que rejeitou o primeiro pedido feito por Bolsonaro em fevereiro.

Fonte: Portal R7

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

BRT Sorocaba faz homenagem a história de Sorocaba e do transporte

Literalmente curtindo uma viagem, um caminhar no túnel do tempo. Em parceria com o Instituto Histórico,…

20 horas atrás

Polícia Federal deflagra operação que investiga desvio de recursos públicos

A Polícia Federal de Campinas, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagou na…

21 horas atrás

Dezembro começa com passagem de frente fria e temporais em todo estado de São Paulo

A primeira semana do mês de dezembro começa com a passagem de uma frente fria…

23 horas atrás

Jornal faz revelação sobre fotos e vídeos de Michael Schumacher após o acidente

Dois meses após o processo da justiça alemã contra três homens acusados de chantagear a…

23 horas atrás

STF forma maioria e mantém decisão de Dino que libera emendas parlamentares

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para manter decisão do ministro Flávio Dino que liberou nesta segunda-feira (2)…

23 horas atrás

Governo envia ao Congresso PEC do corte de gastos

O governo federal enviou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (2), a Proposta de Emenda à…

23 horas atrás