Literalmente curtindo uma viagem, um caminhar no túnel do tempo. Em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), a BRT Sorocaba apresenta homenagem a história sorocabana com estações adesivadas trazendo um pouco do passado até os dias de hoje.
As portas de sete estações do sistema BRT receberam uma nova roupagem e agora revelam aos passageiros um pouco sobre a história do tropeirismo, da Fazenda Ipanema e da memória do transporte na cidade.
Em capítulos resumidos sob a curadoria técnica do IHGGS, quem passa pelas estações tem a oportunidade de conhecer e até mesmo relembrar fatos importantes que transformaram Sorocaba no município que é hoje.
De acordo com o professor Adilson Cezar, presidente do IHGGS, resumir uma vasta história em alguns capítulos foi um grande desafio. “Levando em consideração que o tempo nas estações é breve e que tínhamos algumas portas para expor os fatos, tivemos que compilar as informações de maneira breve e objetiva. Com imagens que se remetem à época e nos ajudam a ilustrar e trazer suavidade para deixar o conteúdo fácil de ler e entender. Esperamos que a população aprecie e dedique uns minutinhos para a leitura. Aprender um pouco mais é sempre bom”, destaca.
Os passageiros podem conhecer mais de perto a rica história do município que está localizada nas estações UPH Zona Norte, Maria Antônia Prado e São Camilo no Corredor Itavuvu, Novo Horizonte, Aeroporto e UPH Zona Norte no Corredor Ipanema, e por fim, a estação Tatiana no Corredor Oeste.
Para Maurício Gomes, gestor de tecnologia e responsável pela implementação do projeto, trazer a história de Sorocaba para as portas do sistema BRT é mostrar ao cidadão o quão importante é a cidade nos dias de hoje, mas que também, seu papel estratégico no passado e que contribuiu para o desenvolvimento do país.
“Muitas pessoas não fazem ideia de quanta história tem neste território que hoje cruzamos de ônibus. O nosso desejo é despertar o conhecimento e, especialmente, homenagear Sorocaba, enaltecer a história e valorizar a nossa gente. Transportamos pessoas e, agora, conosco elas também viajam pelo túnel do tempo. É a viagem no presente que te leva ao passado”, frisa Gomes.
O governo federal está avaliando uma proposta que pode transformar o sistema de distribuição do…
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou…
Moradores do lado oeste de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, ainda esperam as…
Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 9 de maio…
91 trabalhadores submetidos a condições semelhantes à escravidão foram resgatados no interior da Bahia entre…