Jornalismo

Mais de 70% pretendem fazer compras de Natal, aponta pesquisa da ACSO

A pesquisa de intenção de compras para o Natal 2024, encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) aponta que 71% dos entrevistados, de um total de 259, pretendem fazer compras natalinas este ano, evidenciando uma disposição positiva para o consumo de 1,9% a mais se comparado ao ano passado. Entre os principais locais de compras citados, as lojas de shoppings lideram com 35%, seguida das compras on-line, com 32% da preferência, e os estabelecimentos comerciais do Centro e bairros, com 23%.

As categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores incluem eletrônicos (24,06%), seguido por moda e acessórios (16,17%) e perfumaria/cosméticos (7,89%). Quanto ao orçamento, 39% dos entrevistados planejam gastar acima de R$ 251, embora a intenção de despesas maiores tenha mostrado um leve declínio em comparação ao ano anterior. Em contrapartida, houve um aumento na intenção de gastos entre R$ 100 e R$ 200, sinalizando uma maior cautela no planejamento financeiro.

“O Natal é uma das datas mais aguardadas pelo comércio, e esses dados reforçam a importância de entender as novas tendências de consumo para atender às expectativas dos clientes. A integração entre os canais on-line e físicos será essencial para maximizar as vendas e fidelizar consumidores”, destacou o presidente da ACSO, Hygor Duarte.

A pesquisa também apontou que as formas de pagamento mais pretendidas incluem cartão de crédito parcelado (30,12%) e cartão de crédito à vista (23,55%), enquanto o Pix (13,51%) continua a ganhar relevância, refletindo a busca por alternativas mais práticas e econômicas. A menor intenção de uso do dinheiro físico (0,77%) reforça a digitalização crescente no comportamento dos consumidores.

Além dos presentes, os consumidores indicaram intenção de gastos com alimentos e bebidas (41,7%), decoração (13,13%) e viagens (10,04%). Esses dados ressaltam a importância de estratégias que aproveitem oportunidades de cross-selling (venda cruzada no mesmo segmento) e upselling (venda com produto superior), promovendo produtos complementares e aumentando o ticket médio de compra.

A pesquisa também analisou o impacto da Black Friday no comportamento de compras para o Natal. Cerca de 30% dos consumidores anteciparam suas aquisições natalinas durante as promoções de novembro; 35% mantiveram o planejamento regular. Para os varejistas, isso reforça a necessidade de campanhas que conectem as duas datas de forma estratégica, incentivando o consumidor a voltar para novas compras.

“A temporada de final de ano é uma oportunidade única para o comércio. Com a combinação de preços competitivos, campanhas criativas e uma experiência de compra atrativa, tanto on-line quanto nas lojas físicas, os empresários podem transformar esse período em um grande sucesso de vendas,” concluiu Hygor Duarte.

Cibelle Freitas
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