Destaque

Ex-presidente francês é condenado por corrupção e terá de usar tornozeleira eletrônica

O caso dos “grampos telefônicos” tem origem nas conversas gravadas entre Nicolas Sarkozy e seu advogado Thierry Herzog, em 2014. Os dois mantinham uma linha extra-oficial e, durante os telefonemas, o ex-presidente usava o pseudônimo “Paul Bismuth”. 

A sentença do Tribunal de Apelação confirmada nesta quarta-feira (18), que havia sido suspensa, agora poderá ser aplicada (Reprodução)

Na época, Sarkozy ajudou Gilbert Azibert, então juiz do Tribunal de Cassação, a obter um cargo honorário em Mônaco. Em troca, ele forneceria a Sarkozy informações confidenciais sobre um processo no Tribunal de Cassação.

A sentença do Tribunal de Apelação confirmada nesta quarta-feira (18), que havia sido suspensa, agora poderá ser aplicada. O ex-presidente, de 69 anos, será convocado para que o juiz de aplicação de penas possa determinar como e em quais circunstâncias ele deverá utilizar a tornozeleira eletrônica.

Ex-presidente vai recorrer a Tribunal Europeu

De acordo com seu advogado, Patrice Spinosi, Nicolas Sarkozy “obviamente cumprirá” a sentença, mas o caso será encaminhado ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Ele lamentou um “dia triste” em que “um ex-presidente seja obrigado a entrar com uma ação junto a juízes europeus para condenar um Estado que ele presidiu”.   

No caso dos grampos telefônicos, Sarkozy foi condenado por corrupção ativa de um magistrado e tráfico de influência ativa em primeira instância em 1º de março de 2021 e em seguida pela Corte de Apelação em 17 de maio de 2023.

“Estou acostumado ao assédio”

Em comunicado publicado na quarta-feira, o Tribunal de Cassação considera que foram apurados os crimes de corrupção, tráfico de influência e violação do segredo profissional contra os três acusados.

“As condenações e sentenças pronunciadas são finais”, segundo o tribunal. Nicolas Sarkozy é o primeiro ex-presidente da Quinta República [que começou em 1958] a ser condenado à prisão. O ex-chefe de Estado rejeitou as acusações feitas contra ele em várias ocasiões.

“Como sempre fiz ao longo desses 12 longos anos de assédio legal, assumirei minhas responsabilidades e enfrentarei todas as consequências”, declarou Sarkozy nas redes sociais após o anúncio. “Mas não estou preparado para aceitar a profunda injustiça cometida contra mim”, completou. 

A decisão do Tribunal de Cassação ocorre algumas semanas antes da abertura, em 6 de janeiro, de outro julgamento contra Sarkozy por suspeitas de financiamento pela Líbia de sua campanha presidencial de 2007. Na época, ele recebeu o ex-ditador Muammar Kadhafi em Paris.

O líder líbio chegou a instalar tendas nos jardins do palácio do Eliseu e seu “harém”, com mulheres soldados que, em alguns casos, seriam apenas escravas sexuais do ditador.

“Estou acostumado com esse assédio há dez anos”, diz o ex-presidente, que comemorará seu 70º aniversário em janeiro. Após sua derrota nas eleições presidenciais em 2012, “Sarko”, como é chamado pelos franceses, jurou que sairia das capas dos jornais.

Mas seus problemas com a Justiça, e sua vida pessoal ao lado de sua esposa, a ex-modelo e cantora franco-italiana Carla Bruni, nunca permitiram que ele saísse dos holofotes. (Com informações da AFP)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Operação conjunta prende dois suspeitos de tráfico de drogas em Tietê

Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (20) resultou na prisão de um adulto e…

5 horas atrás

Sine Municipal de Sorocaba oferece 173 vagas de emprego na terça-feira (21)

O Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

6 horas atrás

Estrutura de imóvel histórico na Praça Frei Baraúna é avaliada tecnicamente

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o…

6 horas atrás

Grêmio e Corinthians avançam às quartas da Copinha e se juntam aos já classificados

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior…

6 horas atrás

Lula cumprimenta presidente dos EUA pela posse e reforça laços bilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nesta segunda-feira (20) uma nota oficial parabenizando…

6 horas atrás

UPA Central de Votorantim terá nova gestão nos próximos dias

O prefeito de Votorantim, Weber Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira (20).…

13 horas atrás