Os consumidores pretendem gastar R$ 161, em média, por presente para o Natal este ano, o que deve beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Deste total, 1,4 milhão são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 427 mil Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
A expectativa de 57,6% dos MEIs é que as vendas de Natal em 2024 serão melhores, enquanto 31,3% acreditam que serão iguais. Para 8,9%, no entanto, serão piores. Já 2,2% não souberam avaliar. Entre as MPEs, 38,6% entendem que vão vender mais neste Natal, número similar aos 36,5% que esperam o mesmo volume de vendas na comparação com 2023. Para 23,6% haverá menos vendas, enquanto 1,3% não souberam mensurar.
Opinião dos consumidores
Para 53% dos consumidores que pretendem fazer as compras em pequenos negócios, o gasto com presentes para o Natal será maior do que em 2023, enquanto 22% acham que gastarão o mesmo que no ano passado. Já 26% das pessoas entrevistadas acreditam que gastarão menos que em 2023.
Durante a pesquisa, 41% dos consumidores destacaram o preço como fator mais influente na decisão de compra. Mas outros pontos como qualidade dos produtos (29%), facilidade na compra (26%), ofertas e promoções (25%) e confiança na loja (24%) também foram levados em consideração.
A busca por informações sobre presentes se dá tanto nas lojas físicas (55%), quanto de forma remota, principalmente via redes sociais (45%). No entanto, o principal formato de compra é o totalmente presencial (44%), embora formatos remotos também sejam usados, em diferentes combinações, de forma parcial ou exclusivamente remota.
De acordo com o levantamento “Natal 2024”, os itens com maior intenção de compra para a data são roupas e calçados (53%), perfumes e cosméticos (40%), panetone, chocotone e /ou cestas de Natal (37%), chocolates (34%) e brinquedos, jogos de tabuleiro ou baralhos (34%). Na média, o gasto com presentes adquiridos de pequenos negócios terá um aumento real (descontando a inflação, medida pelo IPCA-IBGE) de 4,4% sobre 2023.
“O Natal é a data mais importante do varejo e os pequenos negócios precisam se planejar para aproveitarem bem a ocasião. Não basta apenas abrir a loja e ofertar os produtos, mas sim pensar estrategicamente como conquistar os clientes com uma boa divulgação, decoração natalina, apresentação, qualidade dos produtos e bons preços para se destacar da concorrência”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP Carolina Fabris Ferreira.
Metodologia
A pesquisa “Natal 2024” foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma sondagem com a opinião dos empreendedores, realizada por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade. A segunda sondagem foi realizada com consumidores, pessoas físicas, por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2024.
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