Durante a operação “Fake Work”, a Polícia Civil de Piedade prendeu duas pessoas envolvidas em uma quadrilha especializada em golpes digitais. O grupo, que atuava por meio de anúncios fraudulentos em sites de profissionais de frete, enganava vítimas interessadas em contratar serviços, aplicando estelionato por plataformas digitais. A ação teve como objetivo desarticular a organização criminosa responsável pelos crimes.
O grupo investigado atuava atraindo vítimas interessadas em serviços de frete, utilizando anúncios fraudulentos em sites voltados para profissionais da área.
De acordo com as investigações, os criminosos anunciavam supostas vagas para transporte de produtos farmacêuticos. As vítimas, ao demonstrarem interesse, eram persuadidas a cumprir exigências da falsa empresa, como a aquisição de uma câmera para instalação no veículo e o pagamento de um seguro, sob o pretexto de garantir a segurança do serviço. Os valores cobrados chegavam a R$ 2 mil. Após a transferência dos pagamentos, o grupo encerrava qualquer contato com os interessados, concretizando o golpe.
Para aumentar a credibilidade da fraude, os investigados utilizavam o nome de uma empresa legítima de Santa Catarina, que não possui nenhuma relação com os crimes.
No decorrer das apurações, os policiais civis identificaram um dos integrantes do esquema e localizaram a “central do golpe”, instalada na área central do município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Em cumprimento a mandados judiciais, as equipes realizaram uma operação no local e encontraram o que foi descrito como um verdadeiro “call center” do crime, equipado com diversos telefones celulares, estações de trabalho e materiais utilizados para aplicar os golpes.
Durante a ação, oito pessoas foram detidas. Duas delas foram presas em flagrante por corrupção ativa ao tentarem subornar os agentes para evitar a prisão. Além disso, foram apreendidos dois veículos, uma motocicleta, cerca de R$ 7 mil em espécie, celulares, notebooks, folhas de cheque em branco e anotações relacionadas à atividade criminosa.
As investigações apontam que o grupo pode estar envolvido em pelo menos duas dezenas de casos similares, incluindo um registrado em Piedade/SP. Os detidos encontram-se à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil segue trabalhando para identificar possíveis novas vítimas e outros integrantes da quadrilha.
O Governo de São Paulo reduziu filas e promoveu mais de 2,2 milhões de cirurgias…
Na próxima quarta-feira, comemoramos mais uma data importante para a humanidade e para os cristãos:…
Uma megaoperação integrada da Prefeitura de Sorocaba, ocorreu na região do Jardim Zulmira, na quinta-feira…
A deputada estadual Maria Lucia Amary foi entrevistada no Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (20).…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para o Expo Bazar de Natal que reúne mais de…
O Brasil registrou um aumento na abertura de novos negócios em novembro de 2024. Segundo o…