Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, no oeste do Cazaquistão.
A fabricante disse estar acompanhado de perto a situação. “Seguimos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, reforçou a companhia, por meio de nota. “A situação não é boa, 38 mortos”, disse Kanat Bozumbayev, vice-primeiro-ministro do país.
O avião, um E190, transportava 67 passageiros e estava em uma rota entre Baku, a capital do Azerbaijão, e Grozny, a capital da república russa da Chechênia, no Cáucaso. A aeronave “fez um pouso de emergência” a cerca de 3 km da cidade de Aktau, no Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão.
O Ministério de Situações de Emergência disse no Telegram que “29 pessoas foram hospitalizadas, incluindo três crianças”. Vídeos publicados pela mídia russa mostram o avião atingindo o solo, causando um grande incêndio.
O Ministério do Interior do Cazaquistão anunciou uma investigação sobre a “violação das regras operacionais e de segurança do transporte aéreo”.
Uma emergência teria levado o piloto a desviar para o aeroporto de Aktau, que, no entanto, fica do outro lado do Mar Cáspio, longe de sua rota programada.
As nacionalidades a bordo incluíam 37 azerbaijanos, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, interrompeu sua visita à Rússia para retornar com urgência ao Azerbaijão e declarou um dia de luto nacional amanhã (26). (AFP)
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que quinta-feira (26) e sexta-feira (27) é…
A médica intensivista do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, Juliana Paitach disse, em entrevista na tarde…
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…
Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…