Notícias

Frequência escolar no Estado de São Paulo chega à marca de 86,4%

Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação das ações de Busca Ativa, o governo de São Paulo elevou a frequência escolar nas unidades da rede estadual. O percentual registrado no mês de novembro de 2024, com 86,4% de alunos em sala de aula, é a melhor marca desde o início da gestão, conforme a Secretaria da Educação (Seduc-SP). Em 2022, o percentual de estudantes que frequentava a escola todos os dias era de 79%.

Na comparação com novembro do ano passado, quando a média de presença foi de 81,9%, a frequência registrada em 2024 aponta a volta para a sala de aula de 135 mil alunos geralmente ausentes ù, compondo um total de quase 2,6 milhões de crianças, adolescentes e adultos em sala todos os dias. O mês de novembro atingiu a melhor marca desde que a Busca Ativa foi implantada pela Secretaria da Educação, em setembro do ano passado.

As ações de Busca Ativa passaram a ser obrigatórias a partir de três faltas consecutivas e não justificadas (Cruzeiro FM 92,3 / Arquivo)

O secretário da Educação, Renato Feder, disse que mês a mês, na comparação entre setembro e novembro de 2023 e 2024, neste ano as médias foram melhores em todos os períodos. “Todas as ações que a secretaria tem implantado e reforçado desde o início da gestão tem um foco principal: o aluno em sala de aula, aprendendo. Esses resultados provam que estamos no caminho certo, com espaço para melhorar. Especialmente os resultados de novembro mostram o comprometimento dos nossos alunos e de toda a rede com o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), aplicado para o ensino fundamental ao longo deste mês. O avanço da aprendizagem passa pela frequência escolar”, afirma Feder.

Como funciona

As ações de Busca Ativa passaram a ser obrigatórias a partir de três faltas consecutivas e não justificadas. Uma resolução da Seduc-SP publicada no ano passado estabeleceu o acompanhamento individualizado com a atualização cadastral bimestral dos alunos e acompanhamento diário da frequência pela unidade escolar e diretoria de ensino, o contato e a notificação de pais ou responsáveis.

Na sede da Secretaria da Educação, uma ferramenta de BI (Business Intelligence) permite o acompanhamento da frequência escolar em toda a rede e o diário de classe deve ser atualizado diariamente pelos professores. (Agência SP)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…

8 horas atrás

Acidente aéreo com avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 pessoas mortas

Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…

8 horas atrás

Calendário de 2025 terá seis feriados prolongados; confira a lista

Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…

8 horas atrás

Campanha cartinha de Natal dos Correios atinge, em 35 anos, 100% da demanda

O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…

8 horas atrás

Criminosos alugam chácara em Piedade usando plataforma digital e furtam imóvel

Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…

9 horas atrás

Estado de São Paulo registra mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024

Com mais de 2,16 milhões de casos prováveis de dengue neste ano, 2024 superou o…

9 horas atrás