Jornalismo

Escavadeiras anfíbias realizam desassoreamento do Rio Sorocaba

Sorocaba iniciou, nesta quinta-feira (9), mais uma fase das obras de desassoreamento do Rio Sorocaba. Três escavadeiras anfíbias – um tipo de draga mecânica – serão utilizadas em três pontos estratégicos na área urbana. O trabalho será realizado ao longo de três meses, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. O objetivo é aprofundar o leito do rio e ampliar as margens, para aumentar o fluxo das águas e minimizar os impactos causados pelas enchentes.

Os pontos escolhidos inicialmente são: Jardim Sandra, Jardim Maria do Carmo (Parque das Águas) e Praça Lions. A primeira draga já opera na altura do JardimSandra, sendo que no fim de semana chegará a segunda, direcionada à região do Jardim Maria do Carmo. A última está prevista para entrar em operação em uma semana, na Praça Lions.

Conforme autarquia, a definição dos pontos de atuação levou em conta as áreas mais assoreadas do rio. “Além de atender a esses três locais, inicialmente, há planos para expandir as operações para outros trechos do manancial, posteriormente”, acrescenta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça.

As escavadeiras anfíbias possuem esteiras flutuantes, permitindo que operem no leito do rio, mesmo em pontos de difícil acesso. Durante o período, as máquinas funcionarão em turno de 8 horas por dia. A capacidade de remoção diária de sedimentos dependerá de fatores como chuvas, que podem elevar o nível do rio, e das condições das margens, por onde o material será retirado.

A iniciativa terá monitoramento contínuo, para avaliar a eficiência dos equipamentos e balizar futuras contratações. Para minimizar o impacto no trânsito e no meio ambiente, estão sendo criados acessos pontuais para escoar os sedimentos removidos do rio, que serão destinados a locais autorizados pela Prefeitura de Sorocaba.

A iniciativa busca garantir maior segurança à população em períodos de chuvas intensas, com melhor qualidade de vida aos moradores da região, e um impacto positivo na preservação ambiental.

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Provão Paulista: Estudantes do Ensino Médio podem consultar notas e correções

 Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…

2 minutos atrás

Defesa Civil orienta sobre cuidados com as chuvas típicas de verão

O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…

18 horas atrás

Ídolo do futsal, Rodrigo Capita, é entrevistado do Fome de Bola

O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…

18 horas atrás

Bi-campeão brasileiro de boxe, Bruno The Hunta, é entrevistado no Fome de Bola

Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…

18 horas atrás

Avião de pequeno porte ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…

19 horas atrás

Marinha retoma busca por vítimas de queda de ponte entre MA e TO

A Marinha do Brasil (MB) informou hoje (9) que vai retomar as operações de mergulho…

19 horas atrás