Jornalismo

Museu do Ipiranga apresenta programação gratuita para marcar os 471 anos da cidade

No final de semana que marca os 471 anos da cidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga apresenta uma agenda variada com apresentação musical, palestra e visitas mediadas para todos os públicos. A gratuidade tradicionalmente oferecida pelo Museu no dia 25 de janeiro, sábado, será estendida ao dia seguinte, por iniciativa da Shell, uma das mantenedoras do Museu, tornando o final de semana inteiro gratuito.

O dia começa às 11h, com a cantora e multi-instrumentista Adriana Sanchez, que apresenta no auditório um show especial e exclusivo para essa data com um repertório querido pelo público. No palco, ela apresenta grandes canções de cantores e compositores como Paulo Vanzolini, Tom Zé, Rita Lee, Maria Rita e Adoniran Barbosa, acompanhada por sua banda, composta por baixo, bateria, teclado e guitarra. A performance, que terá a presença de um intérprete de Libras, inclui, ainda, canções de Luiz Gonzaga, homenageando os viajantes que partiram do Nordeste e firmaram raízes em São Paulo.

À tarde, os pesquisadores Michelli Cristine Scapol Monteiro e Eduardo Polidori conduzem uma palestra sobre as fundações de São Paulo e São Vicente na pintura brasileira, a partir de duas pinturas do acervo, uma de Benedito Calixto e outra de Oscar Pereira da Silva. A discussão aborda as representações do encontro entre indígenas, europeus e católicos veiculadas em pinturas históricas do Brasil a partir da segunda metade do século 19.

O final de semana também conta com uma série de atividades que convida crianças e adolescentes a explorar as exposições do Museu. A programação oferece atividades para crianças surdas e sinalizantes e conta com visitas mediadas que utilizam kits exploratórios para experimentar o Museu de forma divertida. As oficinas são inspiradas na exposição temporária Onde há fumaça: arte e emergência climática e estão ligadas à arte contemporânea e ao meio ambiente, com modelagem de argila e produção de cartazes.

O museu conta com a Shell como mantenedora por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Apoiamos o Museu do Ipiranga porque reconhecemos seu papel essencial na preservação, valorização e disseminação da nossa herança cultural. Suas iniciativas promovem o desenvolvimento humano e criam valores que beneficiam toda a sociedade”, comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil.

SERVIÇO
Programação de férias no Museu do Ipiranga
Período: 21 a 26 de janeiro
Inscrições para as atividades educativas: Link
Para participar do Música no Museu, o público deve retirar o ingresso gratuitamente às 10h, na bilheteria do Museu do Ipiranga. Ingressos sujeitos à disponibilidade. Acesse: museudoipiranga.org.br

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba retoma vacinação contra dengue para público de 10 a 14 anos”

A partir de segunda-feira (20), a Prefeitura de Sorocaba retomará, nas 33 Unidades Básicas de…

34 minutos atrás

Donald Trump toma posse nos EUA nesta segunda-feira (20)

Donald Trump assumirá novamente a presidência dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (20), tornando-se o…

2 horas atrás

Hamas entrega três primeiras reféns após início de cessar-fogo em Gaza

O Hamas libertou neste domingo (19/1) as três primeiras reféns israelenses após cessar-fogo em Gaza…

15 horas atrás

UFSCar de Sorocaba oferece 620 vagas pelo Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriram nesta sexta-feira (17) e seguem…

16 horas atrás

LUTO: Morre aos 92 anos Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo brasileiro

O jornalismo brasileiro se despede de um de seus maiores ícones. Léo Batista, jornalista da…

16 horas atrás

Batida entre dois carros deixa uma pessoa gravemente ferida

O motorista de um carro ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na…

17 horas atrás