O trabalho dos profissionais que atuam no maior Instituto de Criminalística (IC) da América Latina, localizado no Butantã, zona oeste de São Paulo, é usado como exemplo em filmes e como principal fonte em documentários. Com o auxílio da tecnologia e uma análise minuciosa, os profissionais desvendam tanto a dinâmica de crimes ou acidentes quanto quem são os culpados por meio do fornecimento de provas técnicas sobre locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas, o que tem garantido, há exatos 100 anos, que a justiça seja feita de forma cada mais certeira.
Baseados em princípios científicos, os laudos emitidos pelos peritos servem como provas imprescindíveis à verdade dos fatos, sendo elementos cruciais para que a Justiça determine a sentença de criminosos e até mesmo inocente pessoas injustiçadas há anos, como aconteceu com um homem em Barueri.
Ele foi condenado a uma pena de 137 anos, mas, por meio do avanço da tecnologia e nas análises periciais, o Núcleo de Biologia e Bioquímica do IC conseguiu comprovar, com coletas de materiais genéticos, quem era o verdadeiro criminoso.
O titular do Centro de Perícias, Ricardo Ortega, conta que com o passar dos anos os criminosos se sofisticaram, tornando cada vez mais difícil desvendar suas ações, no entanto, os peritos geralmente conseguem estar um passo à frente. “Temos profissionais, mestres e doutores, além de uma tecnologia de ponta, que às vezes parecem de outro mundo, para elucidar esses casos e fazer justiça”, afirma.
Desde janeiro de 2023, o Instituto de Criminalística realizou mais de 404 mil laudos e examinou 15,5 mil armas, 781 mil munições, além mais de 1 tonelada de drogas sólidas e 1,6 mil litros de lança-perfume.
A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, prendeu em ações distintas…
As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de…
O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta quinta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, a criação…
A Polícia Civil de Sorocaba realizou, na última quarta-feira (21), uma operação que resultou na…
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…