Com 1.100 votos, a nova lontra do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou, neste sábado (25), o nome de Mustelino. Uma campanha de votação foi realizada, de 3 a 18 de janeiro, como estratégia de Educação Ambiental e fez parte da programação especial de férias do Zoo.
Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é um dos mais completos zoológicos da América Latina. Além do lazer, o parque desempenha importante trabalho de pesquisa, conservação das espécies, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
Ao todo, a campanha educativa recebeu 2.431 votos. Em segundo lugar, ficou o nome Lontrino, com 846 votos. Jaguari, com 292. E Pirajibu, com 193. Todas as opções de nome possuiam relação com a espécie. Mustelino, o vencedor, se refere ao nome da família que as lontras e ariranhas pertencem, que é a Família Mustelidae.
Ao anunciar o nome da lontra, a equipe do Zoo entregou um “presente” a ele: um brinquedo feito com frango. Chamado de “enriquecimento ambiental”, na verdade são alimentos e objetos preparados de forma especial pelos tratadores dos animais e pelo Setor de Nutrição do Zoo, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” a eles.
O exemplar macho de lontra chegou ao zoológico com três meses de idade. Ele foi encontrado recém-nascido e órfão, na cidade São José dos Campos (SP) e foi resgatado e cuidado pela equipe de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Em todo o mundo existem 13 espécies de lontras, sendo que duas delas ocorrem no Brasil: a lontra brasileira (Lontra longicaudis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis), que também é conhecida como lontra gigante. Ambas têm hábitos semiaquáticos e dependem dos rios e lagos brasileiros para viverem. Apesar de não estarem correndo risco de extinção, as lontras sofrem muitas ameaças, como a poluição dos rios, a construção de barragens, a caça ilegal e os atropelamentos.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.
A Polícia Civil, por meio das unidades da Seccional Sorocaba, entre os dias 17 e…
As chuvas que ocorreram no último final de semana causaram danos no cruzamento da Francisco…
Os resultados da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta…
Ver Post As chamadas telefônicas para serviços de emergência, como da polícia, dos bombeiros e…
O Corinthians venceu a Seleção de Votorantim por 3 a 1 na final da Copa…
A Defesa Civil do estado de São Paulo confirmou ter encontrado neste domingo (26) o…