A sorocabana Larissa do Prado Ribeiro, de 18 anos de idade, jamais vai se esquecer da tarde da última segunda-feira (27). “Foi às duas da tarde do dia 27 de janeiro de 2025 que recebi a confirmação de que havia sido aprovada para medicina na USP”. Ela está entre os estudantes da rede estadual de ensino convocados na segunda chamada do Provão Paulista Seriado, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que garante acesso direto às universidades e faculdades públicas paulistas.
“Eu estava ansiosa o dia inteiro. Mal consegui dormir na noite anterior”, relembra Larissa. “Quando vi meu nome na lista, fiquei em choque. Corri para contar para minha família e amigos. Foi um momento muito emocionante, apesar de esperar pela possibilidade por conta da minha classificação”
Aluna da rede pública de ensino de Sorocaba, Larissa frequentou o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Ana Cecília Martins. Ela encontrou no Provão Paulista uma oportunidade única de competir por uma vaga na universidade enfrentar a desigualdade histórica dos vestibulares tradicionais.
“Esse projeto é incrível porque nos coloca em igualdade de condições. Sempre tivemos que concorrer com estudantes de escolas particulares ou de institutos federais, onde o ensino é mais avançado. Só o fato de podermos disputar dessa forma já é uma grande conquista. Esse modelo deveria ser expandido para outros estados”, defende a jovem.
Larissa mora com os pais em Sorocaba e tem na família uma base de inspiração. Seu pai trabalha com manutenção, enquanto a mãe é auxiliar de enfermagem. Foi justamente o contato com a área da saúde desde a infância que despertou seu interesse pela medicina. “Desde sempre estive envolvida nesse meio. Conhecer o vocabulário da medicina e entender como as coisas funcionam sempre foi algo que me fascinou. Meu objetivo principal é ajudar as pessoas”, conta.
Antes da conquista no curso de medicina, Larissa já havia sido aprovada na primeira chamada em outro curso da USP, o de matemática em São Carlos. “Matemática era a minha segunda opção. Como eu estava a duas vagas de ser chamada para medicina, resolvi focar que era realmente possível e aguardei a segunda chamada.”
Agora a jovem está empolgada com o que o futuro reserva. “O que mais me anima é a oportunidade de conhecer pessoas novas e viver experiências diferentes. Ainda não sei qual área da medicina vou seguir, mas pretendo descobrir isso ao longo do curso.”
Mesmo diante das dificuldades financeiras que poderiam ter dificultado o acesso a cursinhos ou inscrições em vestibulares caros, Larissa encontrou no Provão Paulista uma solução viável. “Não fiz Fuvest e só tinha feito o Enem. O vestibular tradicional exige muito tempo de estudo, eu frequentava o curso técnico em conjunto com o Ensino Médio na rede estadual e não tinha tanto tempo para estudar.”
A futura médica agora se prepara para iniciar sua jornada acadêmica na capital paulista, onde também poderá contar com o apoio de familiares que moram na cidade. “Esse é só o começo de uma nova fase. Estou pronta para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo essa oportunidade”, conclui.
Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista, em https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/.
É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas (nota e opções determinadas pelos estudantes). A primeira lista foi publicada no dia 20 de janeiro e a terceira chamada está prevista para a próxima segunda-feira (3).
“Um Olhar Interior” é o nome do primeiro álbum de Sergio Reze Falando Música Quarteto…
Para quem tem ou pretende ter um negócio próprio, o Sebrae-SP colocou à disposição um…
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta quarta-feira (19).…
A Polícia Federal, na tarde da terça-feira (18), deu cumprimento a um mandado de prisão…
Situado a uma hora de São Paulo, o SPA Recovery é referência no tratamento de…
Sorocaba tem emergido como um dos principais polos de inovação e empreendedorismo do estado. Nosúltimos…