Começa no dia 1º de março o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma ação nacional desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons, voltada à negociação de dívidas bancárias.
A iniciativa envolve mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras e permite ao consumidor durante todo o mês negociar as dívidas nos seguintes produtos, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas: cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.
Os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito, de acordo com a Febraban.
As negociações podem ser feitas de maneira remota, diretamente com a instituição financeira credora, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br. Também é possível buscar o Procon participante da sua localidade.
O mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos e as campanhas acontecem em março (mês do consumidor) e novembro, desde 2019 e já somaram 33 milhões de contratos renegociados. Na última edição, realizada em novembro de 2024, os bancos repactuaram 1.750.038 – contratos.
“O mutirão traz ao consumidor a oportunidade de renegociar suas dívidas de maneira mais favorável, com condições especiais de pagamento, prazos e possíveis descontos. A ação também ajuda a prevenir o superendividamento e serve como um canal para a educação financeira dos consumidores, por meio da disponibilização de cursos e conteúdo gratuito”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
As informações completas sobre o mutirão, o passo a passo para negociar, assim como a lista das entidades participantes, podem ser encontradas na página do Mutirão no link meubolsoemdia.com.br.
O governo federal está avaliando uma proposta que pode transformar o sistema de distribuição do…
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou…
Moradores do lado oeste de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, ainda esperam as…
Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 9 de maio…
91 trabalhadores submetidos a condições semelhantes à escravidão foram resgatados no interior da Bahia entre…