Notícias

Defesa Civil alerta para tempestades no estado de São Paulo

O estado de São Paulo deve enfrentar fortes tempestades entre esta quarta (19) e a quinta-feira (20). Segundo a Defesa Civil, todo o território paulista pode ter chuvas intensas e fortes rajadas de vento, como resultado da atuação de uma frente fria que está próxima da Região Sudeste, criando condições para pancadas de chuva no estado.

Quem mais deve sofrer com as tempestades são os moradores das regiões localizadas na faixa leste do estado, como a região metropolitana, a Baixada Santista, o litoral norte, a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba, além da região de Campinas. Nesses locais são esperadas chuvas de forte intensidade, acompanhadas por ventos que podem atingir até 100 quilômetros por hora (km/h). Também há possibilidade de queda de raios.

Nas demais regiões do estado, as chuvas devem ser mais moderadas e as rajadas de vento podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de granizo e raios.

Fim do verão
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último dia de verão tem previsão de chuvas intensas em várias partes do país, que poderão provocar transtornos principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, no sul e na Zona da Mata mineira, no centro-sul do Espírito Santo, em todo o Rio de Janeiro e no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Para essas localidades, foi emitido aviso laranja, de perigo, que indica condições de acumulados de 100 milímetros de chuvas e ventos podendo alcançar 100 km/h.

O Inmet também emitiu alerta amarelo (de perigo potencial) para outras áreas do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A Defesa Civil recomenda que a população, principalmente a que vive em áreas mais vulneráveis a alagamentos e deslizamentos, mantenha atenção redobrada nesse período. (Agência Brasil)

Cristiane Carvalho
Compartilhar

Notícias recentes

Sarau “Elas na Kombi” celebra a arte e o protagonismo feminino em São Roque

Neste sábado (22), a Estação Maylasky, em São Roque, será palco de um evento cultural…

5 horas atrás

Polícia Civil de Votorantim deflagra Operação Kriguer e apreende grande quantidade de drogas

A Polícia Civil de Votorantim, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), realizou na…

11 horas atrás

Seminário em Sorocaba destaca a representatividade feminina na Polícia Civil

Na última quinta-feira (20/03), em celebração ao Mês da Mulher, foi realizado o seminário “Mulheres…

12 horas atrás

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que respalda oficialmente o…

12 horas atrás

Lutador Fábio Maldonado se prepara para estreia oficial no Boxe sem Luvas

O lendário ‘Caipira de Aço‘ sorocabano, Fábio Maldonado já tem data, local e adversário para…

16 horas atrás

Editorial: Desafios significativos 21/03/2025

O recente furto ocorrido no 1º Distrito Policial de Sorocaba, em que um indivíduo com…

17 horas atrás