Prefeitura de Sorocaba confirmou nesta segunda-feira a quarta morte por dengue em 2025. A vítima, uma idosa de 72 anos, faleceu no dia 12 de março em uma unidade de saúde pública. A idosa tinha comorbidades. Além dessa morte confirmada, a Secretaria da Saúde aguarda o resultado de sete óbitos suspeitos de dengue.
De acordo com os dados mais recentes, o primeiro trimestre de 2025 fechou com 4.581 casos confirmados de dengue na cidade. O período de fevereiro a março registrou um aumento expressivo de 293,75% no número de infecções, devido à ação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também de doenças como zika, chikungunya e febre amarela.
Em números absolutos, a cidade registrou 339 casos de dengue em janeiro, 816 em fevereiro, e um salto para 3.213 casos no mês de março. Esses dados foram divulgados com base nas informações fornecidas pela Secretaria da Saúde (SES) e obtidos pelo Cruzeiro do Sul.
A situação tem preocupado as autoridades de saúde, que intensificaram as ações de prevenção e controle do mosquito. Campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros, além de mutirões de limpeza em áreas afetadas, são algumas das medidas adotadas pela prefeitura. A população também é orientada a redobrar os cuidados e buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas característicos da doença, como febre alta, dor no corpo e manchas na pele.
Garanta seu ovo de Páscoa e ajude a transformar vidas! O Instituto Maria Claro, que…
A instalação de novos pórticos de pedágio em rodovias sob concessão da CCR Sorocabana, seguindo…
O Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (4) entrevistou Sidney Ferreira Leite, mestre e doutor em…
O especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre o assunto da semana…
Sedentarismo cognitivo: o que acontece quando deixamos a Inteligência Artificial pensar por nós. O professor…
Na última quarta-feira, 02 de abril, a Polícia Civil de Votorantim, por meio do Setor…