Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (2), o início da fase amarela da Operação São Paulo Sem Fogo deste ano. Essa fase antecede o período mais crítico da estiagem e concentra ações de prevenção e preparação, como a compra de equipamentos, treinamentos, contratação de novos agentes, revisão de protocolos, planejamento de operações, limpeza e realização de aceiros. Para este ano, o Governo de São Paulo também tornou mais duras as multas para quem provoca incêndios criminosos e aos produtores rurais que não adotarem medidas de prevenção.
O anúncio da nova fase aconteceu no Parque Juquery, em Franco da Rocha, durante exercício simulado de gestão de incêndios. Em 2021, o local sofreu uma grande queimada que consumiu mais de 50% da vegetação nativa. O simulado integrou a parte prática do primeiro treinamento do ano. No dia anterior, agentes e brigadistas das Defesas Civis das cidades da Grande São Paulo participaram de aulas teóricas ministradas no Palácio dos Bandeirantes.
Durante o evento foi anunciada a compra, pela Defesa Civil, de 101 veículos e 336 equipamentos, incluindo kits de combate a incêndio, com aporte de R$17,3 milhões e previsão de entrega para o final de maio.
Durante os meses de abril e maio, equipes dos diferentes órgãos envolvidos percorrerão todas as regiões do estado treinando os agentes e brigadistas, em 15 oficinas preparatórias. Além do treinamento, durante as oficinas serão distribuídos kits com materiais de proteção individual e combate às queimadas para cerca de 200 municípios prioritários, com investimento de R$ 800 mil.
Também foi anunciada a ampliação do novo Centro Gerenciamento de Emergência (CGE), com o reforço nas equipes e a contratação de um novo serviço de meteorologia que trará previsões e alertas mais precisos, além de uma nova estrutura para abrigar o gabinete de crise, quando acionado em razão de cenário crítico de incêndios.
“Este ano estamos iniciando a fase de preparação com força total. Vamos colocar todo o time em campo para levar treinamento a todas as regiões do estado e faremos a entrega de equipamentos e viaturas para os municípios paulistas, tornando nosso Sistema estadual de Defesa Civil ainda mais preparado para a estiagem”, ressalta o Coronel Henguel Pereira, Coordenador Estadual de Defesa Civil.
Sorocaba vem apresentando consecutivos indicadores positivos também referentes à balança comercial. De janeiro a março…
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) oferecem 20.020 vagas destinadas aos…
O Ministério da Educação divulgou nessa quinta-feira (3) dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para o…
Visando compartilhar experiências de seus processos criativos, o diretor e roteirista sorocabano, Daniel Bruson, conduzirá…
Longe dos holofotes desde 2010, Ana Paula Arósio "saiu da toca" para participar de uma…
Na 61ª posição, a USP é a instituição de pesquisa latino-americana mais bem classificada no…