O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza entre os dias 14 e 30 de abril a Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas, uma mobilização para atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A iniciativa integra a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, desenvolvida em parceria com os 645 municípios paulistas e tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis.
A ação acontecerá nas escolas públicas, com foco nos ensinos infantil, fundamental e médio. Estudantes poderão ter sua situação vacinal verificada pelas equipes de saúde. Vale lembrar que as estratégias de imunização, como definição de datas, escolha das escolas participantes e organização das equipes, são definidas por cada município.
Durante o período, profissionais da saúde atuarão diretamente nas escolas para verificar a situação das vacinas do Calendário Nacional de Vacinação dos alunos, incluindo febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica ACWY, HPV e dengue, sendo esta última conforme a recomendação vigente em cada município .
A presença da escola como espaço de cuidado e promoção da saúde reforça o vínculo entre educação e saúde pública. Além da aplicação das vacinas, a estratégia prevê atividades de sensibilização, rodas de conversa e ações educativas com estudantes, professores, pais e responsáveis, para esclarecer dúvidas, combater a desinformação e incentivar a adesão à vacinação.
Para que a vacinação seja realizada no ambiente escolar, é necessário que pais e responsáveis assinem o Termo de Assentimento. No dia da ação, os estudantes devem apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação.
Com informações da Agência SP.
(Foto: Divulgação / Agência SP)
O ex-presidente Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), em…
O estado de São Paulo abriga quase 330 mil propriedades rurais, que produzem alimentos para…
O governo federal está avaliando uma proposta que pode transformar o sistema de distribuição do…
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou…
Moradores do lado oeste de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, ainda esperam as…
Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do…