Com a pandemia, desfiles de 7 de setembro estão cancelados
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 04/09/2020
A Prefeitura de Sorocaba informa que não realizará solenidades ou ações relacionadas ao Dia da Independência, neste 7 de setembro. O cancelamento de cerimônias de hasteamento da bandeira e do tradicional desfile é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A Secretaria de Cultura (Secult) tenta viabilizar a realização de alguma atividade alusiva à Independência do Brasil e à Semana da Pátria no ambiente virtual, a exemplo do ato cívico de aniversário de Sorocaba transmitido pela internet no dia 15 de agosto, mas até agora nada está confirmado.
Em virtude da pandemia, a celebração dos 198 anos da Independência do Brasil não terá o tradicional desfile que, nos últimos anos vem ocorrendo nas ruas São Bento e Quinze de Novembro, no Centro. No ano passado, o evento reuniu mais de duas mil pessoas e contou com apresentações de fanfarras de estudantes das escolas municipais e estaduais, Banda da Polícia Militar, atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Mirim e escoteiros, entre outros.
No início de agosto, o Ministério da Defesa já tinha recomendado o cancelamento dos desfiles em todo o País. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, a pasta determinou aos comandantes do Exército Brasileiro, Força Aérea e Marinha do Brasil que orientassem os membros das Forças Armadas para se abster de participar de qualquer evento comemorativo alusivo ao 7 de Setembro.
O governador João Doria disse na coletiva de hoje (4) que sua administração também cancelou as comemorações do 7 de setembro diante da pandemia.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos