Sorocaba planeja ter Centros de Tratamento Precoce e de Retaguarda da Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/01/2021
A Secretaria Municipal da Saúde realizou na tarde desta quarta-feira (6) a primeira reunião do Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus. Entre as principais pautas discutidas durante o encontro, houve destaque para a criação de um Centro de Tratamento Precoce da Covid-19 e o Centro de Transição e Retaguarda da Covid-19.
A reunião ocorreu no auditório da Secretaria da Cidadania e contou com a participação de representantes dos hospitais da cidade; setores da SES; Associação Comercial de Sorocaba; Conselho Municipal de Saúde; além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDETTUR).
Durante o encontro, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, fez uma apresentação sobre o cenário epidemiológico da cidade. Ela exibiu gráficos com a média móvel de casos, óbitos e internações no decorrer da pandemia. Também foram apresentados mapas de incidência e letalidade com referência à localidade de cada Unidade Básica de Saúde.
O médico e secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, ficou responsável sobre apresentar medidas futuras e que já foram adotadas no combate à Covid-19. Ele informou que devido ao aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, foram contratados mais 10 leitos na UPH Zona Leste para que a população não fique desassistida, caso necessário.
A novidade ficou para dois projetos que estão em fase de planejamento, o Centro de Tratamento Precoce da Covid-19 e o Centro de Transição e Retaguarda da Covid-19. Segundo o titular da pasta, a intenção é que o Centro de Transição e Retaguarda tenha 20 leitos de baixa e média complexidade, além de cinco leitos de estabilização, para que seja possível dar suporte aos hospitais já conveniados. Essa estrutura deverá ser instalada em um próprio da Prefeitura.
Já, o Centro de Tratamento Precoce da Covid-19 tem o objetivo principal de evitar complicações e internações no município. “Nossa ideia é criar um protocolo de tratamento precoce para Covid-19, que envolva orientações sobre principais sintomas, avaliação médica, considerações sobre exames, terapia recomendada, orientações pós-prescrição e critérios para internação”, explica o secretário da Saúde. Seria algo semelhante ao que foi feito com sucesso na cidade de Porto Feliz, onde registra-se uma das menores taxas de letalidade.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos