Novas manchas de resíduos químicos surgem no lago do Campolim

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/01/2021

Um produto químico foi jogado irregularmente no lago do parque Carlos Alberto de Souza, no bairro Campolim em Sorocaba, na manhã desta sexta-feira (8). Esse é o segundo caso registrado no local em menos de um mês. Em dezembro, 350 quilos de peixes mortos foram retirados do lago por conta da contaminação.

Segundo visitantes do parque, por volta das 7h30, o produto químico escoou por uma saída da rede pluvial – que despeja a água da chuva – diretamente no lago que fica nos fundos do parque, próximo a pista de caminhada.

A mancha em cima da água é menor do que a registrada em 10 de dezembro, quando mais da metade do lago ficou coberta pela poluição.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que apura detalhes sobre o caso. Equipes da Secretaria do Meio Ambiente, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão a caminho, para constatar a situação e, posteriormente, adotar todas as providências.

Ao todo, a cidade registra desde o dia 4 de dezembro três lançamentos irregulares de produto químico, quando o primeiro caso aconteceu no Jardim São Carlos. a suspeita é que o material tenha sido despejado em uma boca de lobo na Rodovia Raposo Tavares. Os casos são investigados pelo Saae, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Polícia Civil.

O Saae apura se este caso se trata de um novo lançamento irregular ou seria algum resíduo que tenha ficado na rede após o último lançamento. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) acionou a Cetesb para analisar o descarte do produto.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Edição – Cibelle Freitas.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo