Rodízio de água em Sorocaba vai das 18h às 6h a partir de hoje (25)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/01/2022
O rodízio no abastecimento de água em Sorocaba passa a operar 12 horas por dia, das 18h às 6h, a partir de hoje (25), segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
O sistema de distribuição segue dividido em quatro grupos, com números semelhantes de ligações e consumo médio equivalente. Cada grupo fica um dia com o rodízio (sem água por 12 horas) e três com o fornecimento de água normalizado.
A expectativa da autarquia é prosseguir com o racionamento neste modelo por mais 30 dias. Após este período, a medida será reavaliada.
Veja os bairros atingidos hoje com o rodízio:
Primeira etapa
A primeira fase do racionamento de água ocorreu entre os dias 17 e 24 de janeiro e gerou uma economia de 13% no consumo diário em Sorocaba.
O índice representa redução de mais de 260 litros por segundo e seria suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes, por dia.
Os dados foram divulgados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Na etapa que começa hoje, a meta é alcançar economia de 20%, ou 400 litros por segundo. O Saae informou que a água acumulada por meio do racionamento ficará retida na represa de Itupararanga, para ajudar o manancial a recuperar o nível necessário para enfrentar a próxima estiagem.
Níveis dos mananciais
Segundo o Saae, as chuvas registradas nas últimas semanas ajudaram a aumentar os níveis dos reservatórios que abastecem a cidade. Os sistemas Ferraz/Castelinho e Ipaneminha operam, atualmente, com 100% da capacidade.
Já o nível de Itupararanga, responsável por abastecer 85% do município, também subiu com um um volume acumulado de 80.400 metros cúbicos na represa, nos primeiros quatro dias do rodízio.
Com informações da Secom Sorocaba e Jornal Cruzeiro do Sul