Sesc Sorocaba promove Encontro de Lutas com especial de capoeira neste final de semana

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/11/2022

O Sesc Sorocaba realiza nos dias 26 e 27/11sábado e domingo, o Encontro de Lutas, evento gratuito que tem como objetivo ampliar o conhecimento do público acerca do universo das artes marciais com momentos para reflexão e prática. A programação desta edição traz como destaque a capoeira e conta com apresentações, vivências, oficina de percussão, acrobacias e muito mais. 

O evento acontece no Ginásio da unidade e integra a programação especial Iorubrá, projeto que propõe o protagonismo, a potência e a riqueza da cultura negra. A classificação é livre para todas as idades. Confira a programação: 

Dia 26/11, sábado, das 10h30 às 12h  

Vivência de Dança Afro  

Com Yalorisa Lourdes Lieje, dançarina com conhecimentos do candomblé e dança contemporânea  

Nessa atividade, os participantes poderão vivenciar a capoeira, a congada, o jongo, o maracatu e o samba de roda, que são alguns dos diversos gêneros musicais e estilos de dança influenciados pela cultura africana.   

Dias 26 e 27/11, sábado e domingo, das 10h às 13h30  

Capoeira e Acrobacias   

Com Eliel Ramos dos Santos, mestre em capoeira, conhecido como mestre Invertebrado  

Nesta atividade, serão realizadas movimentações acrobáticas e posições de equilíbrio utilizadas na capoeira, adaptando os conteúdos ao nível de condicionamento e vivências pré-adquiridas pelos participantes.   

Dia 26/11, sábado, das 13h às 15h

Oficina de Percussão  

Com Jaqueline Moraes, percussionista   

Nesta oficina, o público participa de atividades coletivas e dinâmicas utilizando o instrumento tambor. Durante o encontro, serão ensinados diversos tipos de toques presentes em danças populares regionais e os participantes podem trazer seus próprios instrumentos ou utilizar os oferecidos pelo Sesc. As inscrições acontecem no horário e local da atividade. Vagas limitadas.

Dia 26/11, sábado, das 15h às 17h 

Vivência e bate-papo de Capoeira

Com Janja, mestra em capoeira e Ana Paula, monitora do grupo nacional de capoeira

A prática da capoeira Angola representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Nesta atividade, além de vivenciar essa modalidade, acontece um bate-papo sobre a presença da mulher na capoeira.

Sobre mestra Janja

Docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (FFCH/UFBA) e mestra de capoeira, sendo cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil, uma organização que realiza trabalhos em várias cidades brasileiras e nove países. Atualmente se dedica aos estudos sobre as mulheres nos contextos das culturas tradicionais e populares de matrizes africanas. Sua trajetória é também marcada pelo diálogo permanente com as organizações das mulheres na luta por autonomia e enfrentamento às violações de direitos.  

Dia 27/11, domingo, das 13h às 15h  

Vivência de Capoeira  

Com Catitu, mestre em capoeira  

Roda de capoeira que convida o público a experienciar diversos movimentos, como ginga, benção e desvios.  

Dia 27/11, domingo, das 15h às 17h  

Festival Infantil de Capoeira  

Festival integrativo, cujo objetivo é disseminar o conhecimento sobre a cultura/luta capoeira.  

Dia 27/11, domingo, às 17h  

Apresentação de Maculelê  

Com Escola de Capoeira Cerrado e Mestre Invertebrado  

O Maculelê é uma dança folclórica originalmente praticada por negros e caboclos do Recôncavo Baiano que simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos. Neste encontro, os artistas apresentam-se com vestimentas tipicamente indígenas.  

SERVIÇO 

Encontro de Lutas 

Dias 26 e 27/11, sábado e domingo, a partir das 10h. 

Grátis. Livre. 

Sesc Sorocaba       

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.       

Recomendamos o uso de máscara nas dependências da unidade.       

Fone: (15) 3332-9933       


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo