Sorocaba registra pontos com neblina
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/07/2019
A cidade de Sorocaba amanheceu com forte neblina em várias regiões da cidade, nesta terça-feira (16).
Na Zona Oeste, a região do Wanel Ville ficou coberta pelo fenômeno metereológico. Já na Zona Leste era quase que impossível enxergar o prédio do Paço Municipal de Sorocaba, no Alto da Boa Vista.
Na mesma região, as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco também tiveram pontos com visibilidade reduzida e os motoristas tiveram que ter bastante atenção para trafegar.
A neblina é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.
A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa.
De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água. No caso das nuvens, a umidade condensa-se graças às baixas temperaturas que a atmosfera atinge em determinadas altitudes, sendo, por isso, mais frequente.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) divulgou recentemente uma série de dicas aos motoristas que trafegam pelas estradas paulistas e se deparam com a neblina durante o inverno:
Reduza gradualmente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;
Mantenha uma distância segura do veículo à frente;
Acenda os faróis baixos – tanto de dia quanto à noite. Já o farol alto, independente do horário, dificulta a visibilidade pela grande dispersão de luz emitida sob neblina;
Não pare o veículo no acostamento;
Nunca pare na pista;
Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento;
Use a pintura de faixa da pista como referência do caminho a seguir;
Fique atento a sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e som de colisão;
Deixe a janela aberta, ainda que parcialmente, para ouvir eventuais sinais sonoros;
Evite uso de aparelhos que possam dispersar a atenção, especialmente o telefone celular;
Deixe o para-brisa limpo;
Mantenha o vidro aberto ou ligue a ventilação dentro do carro para não embaçar os vidros;
Caso julgue não ter condições de visibilidade para seguir viagem, pare somente em locais seguros como postos de abastecimento.