Cartão unitário do transporte coletivo deixará de ser vendido pela Urbes
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/07/2019
A partir do próximo dia 31 de julho, a Urbes – Trânsito e Transportes encerra a venda do Cartão Unitário.
Outras opções já estão disponíveis, como a aquisição da passagem pelo aplicativo e a liberação na catraca com QRCode na tela do celular, ou a compra do tíquete com QRCode em papel nas bilheterias dos terminais e nas Casas do Cidadão.
O Cartão Unitário será aceito até o dia 31 de agosto. Atualmente, menos de 1% dos passageiros que usam o transporte coletivo em Sorocaba ainda optavam pelo Cartão Unitário.
A Urbes recomenda como a melhor opção ao sorocabano o uso do Cartão Cidadão, do Cartão Estudante ou qualquer outro cartão da família de plástico que continuarão sendo comercializados, pois dão direito a fazer até quatro viagens no período de 1h30, ao custo de uma única passagem. Eles ainda possibilitam o uso das bicicletas públicas gratuitamente, após cadastramento.
A recarga de passagens no Cartão Cidadão ainda pode ser feita sem a necessidade de ir a qualquer um dos pontos de venda da Urbes, basta usar o aplicativo CittaMobi disponível para ser instalado gratuitamente em qualquer smartphone com internet. Com um cartão válido de crédito ou débito a recarga da passagem no cartão da Urbes é feita pelo CittaMobi. Os créditos no Cartão Cidadão nunca expiram e este cartão é emitido gratuitamente pela primeira vez, bastando carregar o mínimo de dois créditos.
O tíquete com QRCode em papel ou na tela do celular é aconselhável para as pessoas de outras cidades que visitam Sorocaba. Semelhante ao Cartão Unitário que está sendo retirado de circulação, o tíquete impede a integração fora dos terminais para fazer mais de uma viagem com uma única passagem. Também só pode ser usado em no máximo 60 minutos após a aquisição.
O tíquete com QRCode em papel é vendido nos terminais de ônibus desde 2018, quando a Urbes – Trânsito e Transportes começou a ofertar os serviços do aplicativo CittaMobi aos passageiros.
Com informações da Secom Sorocaba