Aeroporto em São Roque será inaugurado nesta segunda-feira (16) com presença do governador Doria
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/12/2019
Será inaugurado na segunda-feira (16), o São Paulo Catarina Aeroporto (SPCA) na cidade de São Roque, localizado no km 60 da Rodovia Castelo Branco.
O grupo JHSF, responsável pelo empreendimento, informou que a inauguração será realizada meio-dia e o evento terá a presença do governador João Doria.
O primeiro aeroporto privado dedicado à aviação executiva no Brasil tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano e poderá receber jatos executivos intercontinentais e voos internacionais non-stop para cidades como Nova York, Londres e Paris.
Hoje será inaugurado o terminal de passageiros, hangares, centros de manutenção e serviços e área para pouso e manutenção de helicópteros. O investimento é de R$ 600 milhões.
Todas as autorizações para o funcionamento do aeroporto foram emitidas pelos órgãos competentes, acrescentou a assessoria, o que inclui a Força Aérea e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Idealizado pelo empresário José Auriemo Neto em 2008, sócio da JHSF, nos preparativos para a programação de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo em 2014, o aeroporto começou a ser construído em 2013 e a obra sofreu diversos contratempos. O local ocupa uma área de 2 milhões de metros quadrados.
O empreendimento teve a primeira fase inaugurada em 2014 com o Catarina Fashion Outlet. A área que a empresa detém no local é de 6,9 milhões de metros quadrados, sendo que a pista contará com 2.470 metros de extensão; em sua fase inicial, serão 6.000 metros quadrados de hangar e 21.600 metros quadrados de pátios.
Segundo o grupo JHSF, o foco do empreendimento será direcionado para aviação de negócios, popularmente conhecida no país como “aviação executiva”. A modalidade utiliza aviões de pequeno porte para o transporte de poucos passageiros, ao contrário das grandes operações que envolvem centenas de passageiros tão característica dos voos comerciais.
A expectativa é de que o empreendimento impulsione a economia de São Roque e das cidades próximas, não apenas com a injeção de um novo negócio na região, mas também com a geração de milhares de empregos.
Edição – Alessandra Santos