Pela primeira vez, o Botão do Pânico é acionado em Sorocaba e GCM detém acusado
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/04/2018
Desde que foi lançado em fevereiro deste ano, o aplicativo de celular ‘Botão do Pânico’ foi acionado pela primeira vez na madrugada desta quinta-feira (12) por uma mulher, vítima de violência doméstica em Sorocaba.
Segundo depoimento da vítima de 31 anos de idade, seu ex-marido teria chegado com o filho, menor de idade, na frente de sua casa, que fica na Vila Gabriel.
O acusado teria ameaçado a vítima de morte se não o deixasse entrar e a agrediu com chutes.
Neste momento, a mulher acionou o Botão do Pânico e o pedido de socorro foi recebido pelo COI (Centro de Operações de Inteligência), da Guarda Civil Municipal (GCM)
A viatura da GCM chegou ao local para realizar o atendimento, sete minutos depois da comunicação.
Os guardas fizeram o patrulhamento nas proximidades da casa da vítima e conseguiram localizar o indivíduo, de 28 anos de idade.
O homem e a vítima foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Participativa Norte e o delegado Frederico Urban Monteiro elaborou o Boletim de Ocorrência de descumprimento da Lei Maria da Penha. O acusado foi liberado e o filho foi encaminhado para a casa de um parente.
Em Sorocaba, 33 mulheres que já foram vítimas de violência doméstica e tem medida protetiva judicial são assistidas pelo Botão do Pânico. O dispositivo ajuda as mulheres a denunciar novas agressões e possibilita a prisão em flagrante dos agressores.