Associação Brasileira dos Caminhoneiros apresenta sugestões para frete mínimo do transporte de cargas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/06/2018

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) entregou hoje (14) à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma nova tabela de preços para a composição do valor do frete do transporte rodoviário de cargas.
Segundo o presidente da associação, José Fonseca Lopes, a sugestão concentra as propostas de diversas entidades que representam a categoria, entre elas a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).
“Cada um fez sua planilha de acordo com o tipo de caminhão e de carga. Um fez os cálculos para caminhão de dois eixos, outro fez o mesmo para caminhão de três eixos. Cada um veio com uma proposta diferente, tumultuando o meio de campo. A sugestão da Abcam procura contemplar todas as modalidades de transporte”, disse Lopes.
A associação reúne cinco federações de caminhoneiros e 59 sindicatos, representando a quase 600 mil profissionais.
O presidente da Abcam admitiu que há disputa entre caminhoneiros e representantes de outros segmentos sobre o tabelamento do frete, principalmente por parte do setor agrícola, e disse ser contrário à hipótese de nova paralisação neste momento de negociação. Segundo ele, a categoria “não aguenta mais” esperar pela definição do valor mínimo do frete.
Ele classificou a proposta da Abcam como “transparente” e capaz de garantir melhores condições de sobrevivência aos caminhoneiros e contemplar as áreas agrícola, industrial e comercial.
José Fonseca Lopes afirmou ainda que não pretende convocar uma nova paralisação de caminhoneiros caso não haja aprovação da tabela.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo