Jovens podem ficar meses em caverna na Tailândia
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/07/2018
Os 12 meninos e seu treinador de futebol que estão presos em uma rede de cavernas na Tailândia podem precisar aprender a mergulhar ou ter de esperar meses até que as cheias retrocedam, segundo o Exército do país, envolvido na operação de resgate.
O risco adicional de mais chuvas torrenciais, no entanto, podem elevar ainda mais o nível da água no local onde encontraram abrigo, e forçar um resgate urgente.
O grupo foi encontrado com vida por mergulhadores nesta segunda-feira, depois de ficar 9 dias desaparecido.
Eles continuam refugiados em uma pequena área elevada dentro do complexo de cavernas, que não foi inundada. Mas não foi possível retirá-los do local, já que os acessos estão cheios de água. A estação de chuvas na Tailândia vai até outubro e há previsão de mais chuvas nos próximos dias.
Agora que os 13 foram encontrados, o primeiro objetivo das operações de resgate é levar comida e suprimentos médicos para dentro das cavernas.
Ao serem encontrados por mergulhadores britânicos, que faziam parte do esforço internacional de resgate, um dos meninos teria dito: “Comer, comer, comer, fale para eles que estamos com fome”.
Não se sabe exatamente como o pequeno suprimento de comida que o grupo levava foi consumido no período, mas, considerando-se indivíduos saudáveis, é possível sobreviver sem comida e sem água por uma semana e apenas com água por cerca de um mês.
Segundo os militares, a comida que será entregue seria suficiente para pelo menos quatro meses.
No entanto, o risco de elevação do nível da água pode forçar equipes a um resgate mais apressado, em que, com o equipamento de mergulho, os meninos seriam conduzidos para a superfície acompanhados de mergulhadores profissionais. Um dos desafios seriam trechos estreitos do percurso por onde apenas um indivíduo consegue passar.