UBSs aplicaram mais de 7.700 doses contra pólio e sarampo no último sábado

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/08/2018

Até às 16h deste sábado (18) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), aplicou 3.912 doses de pólio e 3.859 da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
O segundo dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo aconteceu nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Cerca de 250 servidores trabalharam em prol da saúde. A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
No primeiro dia “D” da campanha, realizado no dia 4 de agosto, 7.881 doses de pólio e 7.822 da SCR foram aplicadas.
De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.
As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS.
Com informações da Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo