Saae elimina bancos de areia em trecho do rio Sorocaba para reduzir transbordamento

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/10/2018

Desde a semana passada, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba  (Saae) iniciou a remoção de bancos de areia em seu leito, no trecho situado no jardim Maria do Carmo, em frente o Parque das Águas.

O diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, afirma que essa ação contribui para diminuir a incidência de transbordamento do leito do rio no entorno do Parque das Águas, já que haverá maior capacidade de vazão naquele trecho. “Estamos usando uma escavadeira hidráulica de braço longo, própria para este tipo de trabalho e cinco caminhões basculantes”, informa o diretor-geral.
O diretor Operacional de Esgoto do Saae Sorocaba, Rodolfo Barboza, explica que as remoções são feitas em dois pontos em frente ao parque, onde se formaram grandes bancos de areia. “São sedimentos naturalmente trazidos pela água do rio, como areia, terra e outro sólidos que vão se acumulando nos trechos de curva”, explica.
Esses bancos afunilam a calha do rio, reduzindo a capacidade de escoamento (vazão) e provocando erosões na margem oposta, inclusive onde o Saae-Sorocaba possui um de seus emissários de transporte de esgoto, complementa o diretor Rodolfo Barboza.
No ano passado, o Saae-Sorocaba já retirou outros bancos de areia em dois diferentes pontos do rio: um nas imediações da Ponte Pinheiros e outro na região do Parque Vitória Régia, próximo à empresa Metso. O fim do afunilamento nesses locais promove a melhora no escoamento da água do rio, surtindo efeitos positivos, principalmente nos períodos das chuvas.
Com informações do Saae Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo