Grupamento de Bombeiros de Sorocaba completa 56 anos de história
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/11/2018
O 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba completará 56 anos de atuação em na cidade no dia 12 de novembro.
Para celebrar a data, uma solenidade será realizada na próxima sexta-feira (9), às 10h, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), localizado no Alto da Boa Vista, com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e militares.
O Grupamento de Bombeiros é um patrimônio de Sorocaba, símbolo do bom funcionamento das instituições públicas na cidade e de um excelente serviço prestado à população.
De acordo com dados da corporação, só em 2017 os bombeiros atenderam a 47.231 mil casos em 88 ocorrências distintas, como abandono, aborto, acidentes de trânsito, agressão, relativos a animais, incidentes que envolvam armas de fogo, atividades educativas, auxílios, desmatamento, desaparecimento de pessoas, assédio, emergências clínicas, atentado a segurança pública, entre outras.
A corporação tem uma estrutura proporcionada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de um convênio com o Governo do Estado, que permite atuação em 50 municípios: Araçoiaba da Serra, Sorocaba, Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque, São Roque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Tapiraí, Votorantim, Capela do Alto, Cesário Lange, Quadra, Tatuí, Itu, Porto Feliz, Salto, Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista, Tietê, Boituva, Iperó, Itaberá, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Taquarivai, Apiaí, Barra do Chapéu, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Bom Sucesso de Itararé, Itararé, Riversul, Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Guareí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Buri, Capão Bonito, Guapiara e Ribeirão Grande.
O comandante do Corpo de Bombeiros do interior paulista, coronel Wagner Bertolini, comenta que a relação com Sorocaba sempre foi das melhores. “Com certeza nos sentimos valorizados pela segurança que oferecemos. É mais um motivo para que as empresas queiram vir para este local”, disse. “Foram três convênios firmados com a Prefeitura de Sorocaba desde 1962, que ajudam a manter nosso trabalho”, explica o comandante.
De acordo com o sargento Alexandre Bueno, a parceria surgiu a partir da demanda. “O crescimento da cidade levou a nossa expansão, bem como, de toda a região. Como resultado, citamos o pronto atendimento emergencial, serviços de prevenção a acidentes 24h por dia presentes no município”, comenta.
Como o Corpo de Bombeiros é uma instituição estritamente estadual, para estreitar as relações e facilitar a vida destas instituições nos municípios, é firmado um convênio com as cidades que desejam ter um Posto dos Bombeiros. No caso de Sorocaba, o município arca com manutenção do espaço e de equipamentos, investimento em áreas e materiais de trabalho, alimentação, viaturas, combustível, despesas básicas como água, luz e telefone e com a limpeza geral.
As bases do 15º Grupamento dos Bombeiros estão localizadas nos seguintes endereços: avenida Dom Aguirre, 2.233, no Jardim Santa Rosália; na avenida Itavuvu, 5.960, no bairro Herbert de Souza; na rua Bento Manoel Ribeiro, 125, Vila São Caetano; e na avenida Independência, 4.193, no Éden. O telefone para emergência é o 193.
História do Corpo de Bombeiros em Sorocaba
Inaugurado em Sorocaba em 12 de novembro de 1962, o Corpo de Bombeiros chegou na cidade primeiramente para combater incêndios. O sonho de trazer a corporação para a cidade se tornou realidade em 29 de agosto de 1950, quando o vereador Sílvio Rosa Santos, recebeu um ofício do coronel Eleutherio Brum Ferlich, então comandante do 7º Batalhão de Caçadores, de que teria sido aprovado o projeto de criação da unidade em Sorocaba.
Nesse período a campanha para a criação de um Corpo de Bombeiros na cidade caminhava a passos largos. No dia 17 de junho de 1959, ocorreu um incêndio na Fábrica de Velas São Jorge, no bairro Santa Rosália. Em agosto do mesmo ano, outro grande incêndio assustou os sorocabanos, dessa vez, destruindo as dependências de uma livraria. E foi graças a população, Força Pública e Guarda Civil, que utilizaram baldes, bacias e todo tipo de vasilhames, o incêndio foi controlado. O Corpo de Bombeiros da capital foi acionado e quando chegou no local executou o trabalho de rescaldo, pois a população já havia conseguido controlar as chamas e o prédio havia sido destruído pelo fogo.
Depois de todas as ocorrências, em 29 de novembro de 1961, através do Projeto de Lei nº 880/61, o Corpo de Bombeiros foi criado em Sorocaba em uma área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública, no bairro do Cerrado. Após a conclusão das exigências do Corpo de Bombeiros da capital, quanto à instalação de um Posto em Sorocaba, há 56 anos atrás, foi inaugurado oficialmente o Corpo de Bombeiros na cidade.
Com informações da Secom Sorocaba