Testes de HIV e sífilis são feitos nas UBSs nesta semana

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/12/2018

Até sexta-feira, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), a rede penitenciária de Sorocaba e os Ônibus Rosa e Azul realizam testes rápidos para diagnosticar HIV e sífilis, dentro da Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção as duas doenças.
As pessoas em situação de rua do Projeto Lar Fraterno Irmã Dulce serão testadas nesta quinta-feira (6) e no dia seguinte, a Associação Transgênero de Sorocaba,também terá o apoio da Secretaria da Saúde e receberá uma ação de testagem.
Segundo a pasta, os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV e sífilis.
Os pacientes positivos desta ação são imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Na última sexta-feira, na ação da campanha foram realizados 528 testes rápidos no Shopping Cidade, sendo 264 para diagnosticar o HIV e 264 para o diagnóstico da sífilis. Nenhum caso de HIV foi registrado, mas 29 pessoas que fizeram o exame receberam o resultado positivo para sífilis.
De acordo com a organizadora da campanha e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o número de casos positivos à sífilis preocupa porque nesta primeira ação, o índice superou os 10% dos total de exames feitos, o que representou um diagnóstico confirmado a cada 12 minutos da ação, o que pode ainda significar um quadro e transmissão ativa da doença.
Até outubro de 2018, Sorocaba registrou 1.800 casos de sífilis e 155 de HIV. Já em 2017, a cidade atingiu 2.459 casos de sífilis e 240 de HIV. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o Programa Municipal de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) assiste atualmente cerca de 2.300 pacientes que vivem com HIV.
Com informações da Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo