Polícia Militar faz operação na Feira da Barganha, em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/12/2018
A Polícia Militar (PM) de Sorocaba realizou na manhã deste domingo (23) uma operação na Feira da Barganha. A tradicional feira de trocas, artesanatos e usados funciona atualmente na Alameda do Horto, no bairro Caguaçu, na zona norte da cidade.
De acordo com a PM, a operação teve início por volta das 8h30, com o objetivo de identificar materiais irregulares e produtos de crime. Veículos, pneus, roupas e até pássaros teriam sido encontrados. Um procurado pela Justiça também foi localizado. A Guarda Civil Municipal (GCM) e o setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba prestaram apoio para a ação.
O Major PM Agrella, comandante interino do 7º BPM/I, explica que em torno de 50 policiais atuaram na operação, que contou com apoio do Canil, Cavalaria e Helicóptero Águia. “Foi uma primeira etapa de outras operações que virão”, afirmou.
Nesta manhã, o foco teria sido a via principal em frente ao local em que ocorre a feira, que foi fechada para a verificação de todas as pessoas e produtos. O major conta que a PM atuou na busca de ilícitos e a Fiscalização Municipal verificou irregularidades.
De acordo com a PM, a ação ocorre após a corporação receber reclamações da comunidade, decorrentes do comercio irregular de produtos de origem ilícita e obstrução de vias públicas, tais como ocupação indevida de calçadas e canteiro central.
A Polícia Militar informa que passou a realizar levantamento da forma como ocorriam as infrações e das pessoas que estavam envolvidas, e, com base nas informações obtidas, planejou a operação deste domingo. Como foi reconhecida a presença de comércio irregular de produtos diversos, a PM requisitou apoio da fiscalização da Prefeitura e da GCM, bem como da Urbes- Trânsito e Transportes, para disciplinar o uso correto das vias públicas.
Segundo balanço divulgado pela PM, nesta primeira fase, na Rua João Salvestro — onde se estariam a maioria das infrações — foram abordadas cerca de 150 pessoas, sendo uma pessoa presa que estava procurada pela justiça, fiscalizados 59 veículos dos quais 5 foram recolhidos ao pátio, sendo lavrados 11 autos de infração de trânsito, e apreendidos 40 sacos lacrados de produtos irregulares que se encontravam à venda, tais como eletroeletrônicos, brinquedos, CDs e DVDs, bebidas alcoólicas, cremes, perfumes, bolsas, carteiras, frutas, etc. Ainda foram apreendidos 30 pneus e 47 aves que eram comercializados de forma irregular na via pública.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul