Vigilância Sanitária interdita clínica de reabilitação no Éden

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/02/2019

A Vigilância Sanitária (Visa), ligada à Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), com o apoio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), interditou na última quinta-feira (31) uma clínica de reabilitação com atividades irregulares de assistência psicossocial à saúde de dependentes químicos e de fabricação de pães, no bairro do Éden.
Apesar da interdição ter sido feita há quase uma semana, a informação foi divulgada somente nesta terça-feira (5) pela Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos (Secom).
De acordo com nota enviada à imprensa, o estabelecimento não possui licença de funcionamento expedida pela Visa para desenvolvimento dessas atividades, além de apresentar condições prediais precárias e atividades desenvolvidas em desacordo com as legislações específicas, oferecendo risco à saúde pública.
Segundo a chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Jéssica Maciel, a fabricação de pães que era feita na clínica é irregular.
Os internos levavam a produção às ruas para que os alimentos fossem vendidos, nos semáforos e de porta em porta, sem que isso integrasse um plano terapêutico e sem a presença de um funcionário responsável na liderança da atividade. Além disso, não havia cadastro da atividade ambulante autorizada pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec).
Além disso, conforme a nota da Secom, a clínica também não possuía estrutura física adequada e estava em condições de higiene precária, colocando em risco a saúde daqueles que compravam os pães.
“O proprietário foi autuado e o estabelecimento interditado, com penalidades previstas na legislação vigente por colocar em risco a saúde e a vida da população”, enfatiza  a chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Jéssica Maciel
No momento da interdição foram encontrados 35 internos alojados no local. O estabelecimento permanecerá interditado e somente poderá funcionar assim que todas as irregularidades sejam sanadas, além da apresentação da Licença de Funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária.
A clínica estava sendo monitorado e na última inspeção realizada foi verificado que as orientações deixadas anteriormente não haviam sido cumpridas, além de ter sido constatada uma significativa piora na qualidade e nas condições do local.
Com informações da Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo