Para vereadores, CHS sabia de visita surpresa e 'maquiou' corredores; gestor da unidade nega
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/03/2019
Vereadores de Sorocaba e os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal programaram para esta manhã (29) uma visita surpresa ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
A ideia é era checar uma denúncia de um munícipe de que o atendimento continua precário mesmo com a terceirização da gestão do hospital, que é administrado pelo Seconci-SP.
Ao chegarem ao CHS, diretores da organização social já esperavam os parlamentares.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara, o vereador Fernando Dini (MDB) afirmou que o interior do hospital foi “maquiado” para receber os parlamentares e que informação sobre a fiscalização surpresa vazou aos diretores.
A mesma reclamação foi feita pelo vereador Rodrigo Manga (DEM), que irritado com a situação resolveu ir embora, sem acompanhar a visita.
Eles ouviram relatos de funcionários e pacientes de que ao amanhecer, todos as macas que estavam nos corredores foram retiradas a partir de uma ordem da direção.
O presidente da Comissão de Saúde, o vereador Hélio Brasileiro (MDB) disse que pode ver de perto algumas melhorias e que a fiscalização dos parlamentares não foi prejudicada com presença dos gestores.
Já o superintendente do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Paulo Quintais (foto acima), negou que houve a retirada de pacientes dos corredores. Segundo ele, todos os pacientes ficam internados em quartos desde que o Seconci assumiu a gestão no dia 1.º de novembro de 2018.
Em entrevista coletiva, ele afirmou que os problemas pontuais estão sendo resolvidos, mas que há algumas questões relativas à estrutura dos hospital que devem ser resolvidas nos próximos meses porque demandam de mais investimentos.
Ouça as entrevistas concedidas ao repórter André Fazano, pelos vereadores Rodrigo Manga, Hélio Brasileiro e pelo superintendente Paulo Quintais.