Protesto contra o corte de verbas na educação acontece no Centro de Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/05/2019

O protesto contra o contingenciamento de R$ 7 bilhões no setor da educação acontece nesta quarta-feira (15) em todo o País. Em Sorocaba, o ato teve início na praça Coronel Fernando Prestes.
Entidades estudantis e de educadores marcaram protestos em todos os Estados contra o bloqueio de verbas na educação, os ataques do ministro Abraham Weintraub às universidades federais e cursos de humanidades. A pauta também inclui a oposição a projetos como o Escola sem Partido e a reforma da previdência.
Acompanhe as informações sobre o protesto em Sorocaba e em todo o País em tempo real:
10h02 – Na escola Lauro Sanchez, na Vila Carol, zona norte de Sorocaba, os estudantes também aderiram ao movimento. Segundo informações da secretaria da instituição de ensino, alguns professores também foram para a praça Coronel Fernando Prestes nesta quarta-feira (15).
09h55 – Um ato contrário ao congelamento de verba anunciado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e à Reforma da Previdência acontece na manhã desta quarta-feira (15), na praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba. A Apeoesp, uma das organizadoras da manifestação, estima a presença de 1.500 pessoas. A Polícia Militar ainda não passou uma estimativa.
O congelamento orçamentário anunciado pelo governo federal vai de recursos da educação básica à pós-graduação, passando pela suspensão de bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O bloqueio de verba previsto às universidades federais é de 30% dos chamados gastos discricionários, como água, luz e serviços de manutenção.
O movimento, acompanhado pela PM e Guarda Civil Municipal (GCM), tem a presença de estudantes, professores, pessoas ligadas à educação e curiosos que passam pelo local. Há cartazes com reivindicações e uso de microfone durante o ato.
De acordo com a coordenadora da subsede regional da Apeoesp, Magda Souza, “só na rua podemos colocar a educação como pauta central deste governo”. Segundo ela, há paralisação em escolas estaduais, municipais e inclusive algumas particulares de Sorocaba.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo