Desfile dos Tropeiros celebrou 52ª edição neste domingo
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/05/2019
Sorocaba sediou neste domingo (26), a 52ª edição do Desfile dos Tropeiros pelas ruas da cidade. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), que organizou o evento, cerca de 500 cavaleiros de várias cidades da região como Piedade, Pilar do Sul, além de Itararé e Itapeva (no sul do Estado) participaram do desfile, que teve início às 9h da manhã, no CT Sônia Fernandes, localizado no Jardim Santa Isabel (Zona Oeste).
De lá, as comitivas seguiram pela avenida Luiz Mendes de Almeida até a primeira parada, no Largo do Divino (Jardim São Paulo), onde houve a tradicional bênção sob olhares de centenas de pessoas. Com apoio dos agentes de trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes, que desviou o trânsito em todo o percurso, os cavaleiros seguiram pelas avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro, Moreira César, Cesário Mota, Rua São Bento e Quinze de Novembro com destino ao Monumento ao Tropeiro, localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia, na Avenida São Paulo, atraindo a atenção das pessoas que ficaram ao longo do trajeto acompanhando o desfile.
O Monumento ao Tropeiro foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento a cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. Durante 150 anos, os tropeiros fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. Sorocaba, foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares.
Depois de uma breve parada no Monumento, as comitivas fizeram o caminho inverso com retorno ao CT Sônia Fernandes, mas, desta vez, descendo a rua Padre Madureira, Avenida Dom Aguirre, Avenida Afonso Vergueiro, General Carneiro, Largo do Divino e Luiz Mendes de Almeida.
Com informações da Secom Sorocaba