Auditor do trabalho pede ajuda de Prefeituras para inserir menores na aprendizagem social

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/06/2019

O auditor do trabalho Roque de Camargo Júnior pediu neta segunda-feira (10) o apoio das prefeituras da região de Sorocaba para que disponibilizem vagas para os menores no programa de aprendizagem social.
Uma iniciativa deste tipo já foi firmada pela Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, com a Prefeitura de Sorocaba por meio do projeto “Oportunidade para o futuro”.
As empresas que não conseguem cumprir a cota de aprendizagem social por não terem condições de segurança (como empresas de transporte de valores, de transporte público e de coleta de lixo, entre outras) para que os jovens aprendam a parte prática de um ofício podem ceder os menores aos setores do governo municipal. O custo da bolsa aprendizagem é paga pela empresa e a oportunidade é uma maneira de tirar os jovens das ruas com capacitação e experiência profissional.

O auditor do trabalho Roque de Camargo Júnior falou sobre o cumprimento da cota da Aprendizagem Social


Na parceria feita entre a Secretaria do Trabalho e a Prefeitura de Sorocaba, o município fará um levantamento da necessidade de menores aprendizes em suas secretarias e passará ao órgão o número. A partir daí, a Secretaria do Trabalho ofertará para as empresas que não conseguem locar os aprendizes a possibilidade de colocar os menores dos setores do governo municipal.
A aprendizagem social obriga que as empresas que tenham no mínimo sete funcionários cumpram a cota mínima de 5% das vagas em relação a quantidade de trabalhadores e o máximo de 15%.
O auditor do trabalho Roque de Camargo Júnior também falou sobre a problemática do trabalho infantil.
Ouça!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo