Manga diz que terceirização das UPHs não funciona e critica autoridades

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/06/2019

O vereador Rodrigo Manga (DEM) participou hoje (18) do Jornal da Cruzeiro e explicou que visitou a Unidade Pré-Hospitalar da (UPH) da Zona Norte e diferente do que diz a Prefeitura não houve melhora no atendimento com a terceirização. Segundo o parlamentar, as pessoas esperavam por muitas horas para ser atendidas e as instalações estavam lotadas.
Manga afirmou que a ideia de que a gestão compartilhada poderia melhorar a saúde não tem o resultado esperado porque as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não têm médicos clínicos suficientes para atender aos munícipes, que seguem esperando meses e até anos para serem submetidos a consultas, exames e cirurgias.
A respeito do Instituto Diretrizes, que venceu o chamamento para gerir as UPHS das Zonas Norte e Oeste, tem como diretora uma cabeleireira. Na visão do vereador, a mulher é uma laranja e o caso deve ser investigado por uma CPI se a comissão de Saúde conseguir todas as provas desta suspeita.
Os vereadores da comissão, inclusive já solicitaram à Prefeitura de Sorocaba o contrato que foi firmado com a organização social.
Manga explicou sobre sua participação na audiência pública da última sexta-feira (14) na Câmara Municipal de Sorocaba que discutiu a Saúde na Região Metropolitana.
O parlamentar não concordou com as autoridades que falaram que a saúde estava ótima, maquiando a situação crítica da saúde no município e da região. Ele saiu do plenário e afirmou que a afirmação de que “tudo está bem” é uma hipocrisia das pessoas que participaram da audiência, como a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), o diretor-presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel, a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), Paula Stuks, secretária municipal de Saúde, Kely Schetini; gerente médico da Central Reguladora Cross/SP, Guilherme Domingo Napoli; diretor técnico do Hospital Regional de Sorocaba, Carlos Garcia Oliva; e o médico Vinicius Rodrigues.
O vereador disse que sua postura na audiência não tem nada a ver pelo fato dele ser pré-candidato à Prefeitura de Sorocaba.
Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo