Prefeito de Pilar do Sul é cassado e vice toma posse
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/06/2019
Após a cassação do mandato do prefeito de Pilar do Sul, Antonio José Pereira (DEM), popularmente conhecido como “Toninho da Padaria”, foi empossado nesta segunda-feira (24) como prefeito o vice, Marcos Aurélio, conhecido como “Marquinhos da Auto Escola”, do mesmo partido. A posse foi na Câmara Municipal da cidade.
Marquinhos assumiu o compromisso formal do cargo, incluindo o de exercê-lo de forma a respeitar a democracia, a legitimidade, a legalidade, a impessoalidade, a eficiência, a publicidade e a moralidade, conforme determina a Lei Orgânica do Município. Antes, um decreto extinguiu o mandato de Pereira.
Pereira foi cassado e teve os direitos políticos suspensos por fazer a contratação do serviço jurídico para assessorar a prefeitura de forma considerada irregular, em 2009. Ele recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e perdeu, tendo recorrido novamente ao Tribunal Superior de Justiça (STJ), em Brasília, onde também perdeu.
Pereira já consta do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele deverá ressarcir os cofres públicos. Sem as multas, o valor a ser devolvido é de R$ 78.019,97.
A Prefeitura de Pilar não informou quais são as prioridades do novo prefeito e se haverá alguma reforma administrativa, em especial, no primeiro escalão. Em nota, o Executivo apenas explanou sobre o que motivou o processo e que o prefeito empossado dará continuidade nos trabalhos do governo
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul