Julho Amarelo: campanha incentiva testes para identificar a hepatite C
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/07/2019
O mês de julho é a época de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, enfermidades em que o fígado se encontra inflamado.
Em Sorocaba, uma série de ações, com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações referentes à Campanha Julho Amarelo serão realizadas a partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira (26).
A maioria das pessoas que tem hepatite C, por exemplo, não sabem e só no estado de São Paulo são 150 mil pessoas que estão com a doença e não sabem. A doença é o foco da campanha deste ano.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promovem nesta semana várias ações para alertar sobre as medidas de combate à doença.
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Helena Solla, falou na edição de hoje (22) do Jornal da Cruzeiro sobre os tipos de hepatite e como prevenir a doença.
Ouça a entrevista!