Sorocaba terá Baep e início depende de efetivo policial, diz comandante do 7.º BPMI
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/08/2019
O tenente-coronel Aleksander Toaldo Lacerda, comandante do 7º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), que recentemente assumiu cargo, confirmou nesta segunda-feira (19) que Sorocaba receberá uma unidade do Baep, Batalhão de Ações Especiais de Polícia.
A instalação dos batalhões com treinamento especial foi uma das promessas do governador João Doria.
Os policiais do Baep recebem treinamento específicos em ações especiais semelhante ao que faz a Rota em São Paulo, com operação coordenada junto com outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Federal e Gaeco. Também dará apoio a ações nas cidades da região
Algumas unidades já foram instaladas no estado de São Paulo e a definição da data em que Sorocaba receberá o Baep depende da alocação de efetivo policial.
O comandante disse que o atual efetivo da cidade não pode ser dividido com o batalhão especial e que a partir do ano que vem o trabalho de definição da tropa será feito com mais força.
Isso também depende da formação de novos policiais que serão selecionados por dois concursos públicos, além dos 90 alunos que hoje estão no curso de formação de soldados na sede do CPI-7 em Sorocaba.
O comandante do 7.º BPM-I também comentou sobre as ações de segurança na cidade com a chegada de novas viaturas, a participação da comunidade no Vizinhança Solidária e operações especiais que devem ser feitas na fiscalização de bailes funks, especialmente na região do Habiteto de onde partem muitas reclamações dos moradores de bailes que são feitos durante o fim de semana e duram três dias.
Ouça a entrevista!